O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, realizará uma viagem à Colômbia nesta semana para se encontrar com seu homólogo colombiano, Luis Gilberto Murillo, a fim de discutir, entre outros assuntos, a crise política na Venezuela.
O objetivo da reunião é explorar a possibilidade de estabelecer um diálogo com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sobre os resultados das recentes eleições no país vizinho. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o chavista foi reeleito com 51,2% dos votos. No entanto, a oposição liderada por María Corina Machado e Edmundo González acusa fraude eleitoral e declarou-se vencedora.
A visita ocorrerá no momento em Vieira estiver no caminho para participar da cerimônia de posse do novo presidente da República Dominicana, Luis Abinader, programada para a próxima quarta-feira (14/08), informou a CNN Brasil no último domingo (11/08).
Após o pleito de 28 de julho, os governos do Brasil, México e Colômbia divulgaram um comunicado conjunto expressando a necessidade de proteger vidas e exigir a divulgação rápida dos dados das atas eleitorais venezuelanas.
Além disso, os governos reafirmaram o “absoluto respeito pela soberania da vontade do povo” nas eleições e informaram que estão promovendo reuniões virtuais para debater a situação política na Venezuela.
Paralelamente, há a expectativa de que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Gustavo Petro e Andrés Manuel López Obrador possam discutir a questão por telefone nesta segunda-feira (12/08).
Recentemente, durante uma reunião com seus ministros, o mandatário brasileiro expressou sua intenção de falar diretamente com Maduro, embora ainda não tenha definido uma data para o telefonema.
(*) Com Ansa