O Partido dos Trabalhadores (PT) reconheceu na noite desta segunda-feira (29/07) a vitória de Nicolás Maduro na Venezuela e sua reeleição como presidente do país.
Em nota, a sigla afirmou ter “certeza” de que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano irá tratar de forma “respeitosa” todos os recursos “nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”.
A Executiva do PT ainda aponta para a importância de que Maduro dê continuidade nos diálogos com a oposição, a fim de “superar os graves problemas da Venezuela”, dos quais a sigla recorda serem em “grande medida causados por sanções ilegais”.
“O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”, diz a nota.
Itamaraty cauteloso
Ainda na segunda, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil parabenizou o “caráter pacífico” das eleições presidenciais que foram realizadas na Venezuela e que deram a Maduro, com 51% dos votos.
Mas sem reconhecer a reeleição de Maduro, a chancelaria brasileira afirmou que acompanha com “atenção” o processo de apuração das atas eleitorais, apontando que reafirma o “princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados”.
O governo brasileiro enviou o assessor especial para relações exteriores do presidente Lula, Celso Amorim, para acompanhar as eleições na Venezuela. E, em declaração à imprensa, ele disse que as eleições tiveram uma “participação expressiva” da população e que estavam “transcorrendo com tranquilidade”.
Amorim segue em Caracas e conversou com Maduro e era esperado que também se reunisse com o opositor Edmundo González Urrutia.
Leia a nota do Partido dos Trabalhadores na íntegra:
O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana.
Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela.
Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais.
O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.
Executiva Nacional do PT.