A presidente do México, Claudia Sheinbaum, revelou nesta quinta-feira (07/11) ter tido uma conversa telefônica “muito cordial” com Donald Trump, que governará os Estados Unidos a partir de 20 de janeiro de 2025. A mandatária do país latino-americano não forneceu detalhes, mas destacou terem discutido sobre “o bom relacionamento que existirá entre o México e os Estados Unidos”.
Tuvimos una llamada muy cordial con el presidente electo Donald Trump en la que hablamos de la buena relación que habrá entre México y Estados Unidos. pic.twitter.com/LZiRvkKKo3
— Claudia Sheinbaum Pardo (@Claudiashein) November 7, 2024
No dia anterior, a mexicana realizou uma coletiva durante a qual também havia ressaltado que o relacionamento entre seu governo e o norte-americano seria “bom” e que “não há motivo para preocupação”.
“Não há motivo para preocupação para nenhum mexicano. O México é um país livre, sempre avançamos, somos independentes, soberanos e haverá um bom relacionamento com os Estados Unidos”, garantiu a chefe de Estado.
A declaração foi dada apesar das medidas hostis prometidas pelo republicano durante sua campanha eleitoral. Nelas, consta a imposição de tarifas de 25% ao México caso o país não contenha o que Trump chamou de “investida de criminosos e drogas” que ingressam nos Estados Unidos. Na véspera da votação, o magnata reforçou que notificaria Sheinbaum sobre suas exigências em segurança e migração.
Segundo a mandatária do país latino-americano, o Acordo de Livre Comércio entre México, Estados Unidos e Canadá (USMCA) permanecerá estável, já que as três nações têm uma integração econômica muito importante.
“Não competimos uns com os outros, mas nos complementamos. E essa força é indispensável, mesmo no campo geopolítico”, frisou.
Sobre as questões envolvendo migração especificamente, a presidente mexicana sustentou a necessidade de diálogo, destacando que seu país diminuiu o fluxo migratório na fronteira norte em 75% desde dezembro de 2023 até o momento. Em relação à situação dos mexicanos que atualmente se encontram na fronteira do país a caminho da nação vizinha, Sheinbaum enfatizou que, em casos como esse, sempre defenderá os compatriotas, e que em breve haverá uma reforma no apoio dos consulados para lidar com eventos como este.
Também na quarta-feira (06/11), por meio das redes sociais, Sheinbaum felicitou Trump por sua vitória na eleição e expressou sua confiança em continuar trabalhando de forma conjunta com Washington.
Expreso mi más sincera felicitación a Donald Trump, quien resultó ganador de la elección presidencial de los Estados Unidos de América. En nombre de México, nuestro reconocimiento al pueblo estadounidense por el ejercicio democrático en su jornada electoral.
Estoy cierta de que…
— Claudia Sheinbaum Pardo (@Claudiashein) November 6, 2024
(*) Com Telesur