O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou nesta sexta-feira (28/06) sobre seu desempenho no debate contra o pré-candidato republicano à Presidência, Donald Trump, e reconheceu que “não anda bem como antes”, além de “não debater mais tão bem”.
Com voz fraca e rouca, gaguejando com mais frequência que o habitual, frases confusas ou repetidas mecanicamente e olhar perdido, a performance do atual mandatário dos EUA no debate promovido pela CNN na noite da última quinta-feira (27/06) provou questionamentos sobre a capacidade do político de 81 anos em governar por mais quatro anos caso obtenha a reeleição.
O presidente norte-americano tentou justificar-se ao dizer que Trump “é uma ameaça”, e que ele mesmo não “debate mais tão bem como antes”. “Mas sei como dizer a verdade e como fazer este trabalho”, acrescentou durante um comício eleitoral na Carolina do Norte.
“Sei que não sou um homem jovem. Não ando tão facilmente como costumava. Não falo tão suavemente como costumava. Não debato tão bem como costumava, mas sei o que sei — sei como dizer a verdade!”, declarou.
O presidente norte-americano ainda garantiu que “não estaria concorrendo se não acreditasse de todo o coração que poderia fazer este trabalho”.
Ao concordar com as críticas que recebeu, o presidente ainda declarou à multidão no evento eleitoral: “quando você é derrubado, você se levanta!”.
O resultado da apresentação de Biden no debate fez com que um integrante de sua campanha garantisse que o democrata não desistirá da disputa contra Trump. “Claro que ele não vai desistir”, disse Seth Schuster, porta-voz da campanha de Biden, ao site The Hill.
Apesar da garantia de Schuster, apoiadores e membros do partido democrata consideram a substituição de Biden como candidato oficial para a Presidência norte-americana nas eleições de novembro.
(*) Com Ansa