O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um breve pronunciamento na tarde deste domingo (14/07) com relação ao ataque com tiros contra Donald Trump em comício na Pensilvânia.
Biden explicou que ordenou a abertura de uma investigação independente sobre o trabalho do Serviço Secreto durante o evento, pedindo para a população “não tirar conclusões precipitadas sobre o motivo do ataque”.
“Sabemos quem o fez, mas não sabemos as razões”, concluiu o mandatário, revelando que o governo norte-americano vai revisar as medidas de segurança da convenção republicana.
O líder da Casa Branca pediu “união” aos norte-americanos após o ataque contra seu adversário republicano. Em seu discurso, após uma reunião com autoridades do Serviço Secreto, o democrata afirmou que “a união é o objetivo mais difícil de alcançar, mas nada é mais importante do que isso”.
“Uma tentativa de assassinato vai contra tudo o que defendemos como nação, tudo mesmo. Isso não representa quem somos como país. Isso não é a América, e não podemos permitir que aconteça”, declarou ele na Casa Branca.
Além disso, Biden disse que conversou por telefone com Trump mais cedo e reiterou que “não há lugar para a violência nos Estados Unidos”. “Tive uma conversa breve, mas boa, com Donald Trump, estou feliz que ele esteja bem”, acrescentou.
Atentado em comício
Trump foi ferido durante um comício eleitoral às vésperas da Convenção do Partido Republicano que oficializará a candidatura do magnata à Casa Branca, entre 15 e 18 de julho.
Após disparos, agentes dos serviços de segurança cercaram Trump, que se levantou e apareceu com uma mancha de sangue escorrendo pelo rosto a partir da orelha.
O FBI afirmou neste domingo ter identificado o autor do disparo. Trata-se de Thomas Mattew C*, morador de Bethel Park, distrito a cerca de 70 quilômetros do local do atentado e localizado na Pensilvânia, local que ocorreu o comício.
O pré-candidato dos Republicanos ficou feriado na orelha direita, enquanto uma pessoa que estava na plateia morreu e duas ficaram gravemente feridas.
(*) Com Ansa.