O primeiro debate presidencial entre Kamala Harris, atual vice-presidente dos Estados Unidos, e Donald Trump, ex-presidente, ocorreu na noite da última terça-feira (10/09), na Filadélfia. Aqui, através da checagem do PolitiFact, operado pelo grupo Poynter Institute for Media Studies, você confere as verdades e mentiras proferidas pelos candidatos.
Inicialmente cordial, o tom mudou rapidamente à medida que os dois presidenciáveis se enfrentaram sobre temas polêmicos, como aborto e imigração. Os moderadores intervieram em alguns momentos para corrigir informações incorretas, mas ainda restaram fatos a serem checados pela imprensa.
Confira como as declarações dos candidatos se sustentam diante dos fatos:
Trump repete alegação desmentida sobre imigrantes haitianos em Ohio
Trump afirmou: “Em Springfield (Ohio), eles comem cães, os que chegaram estão comendo gatos. Eles comem os animais de estimação das pessoas que vivem lá.”
Avaliação: Mentira!
Um porta-voz da cidade de Springfield disse ao PolitiFact que não há fundamento nas alegações de que imigrantes haitianos roubam animais de estimação para comer. A polícia local também não recebeu relatos de tais incidentes. Embora cerca de 20 mil imigrantes haitianos tenham chegado à cidade desde 2023, as autoridades não confirmam as alegações.
Harris diz que Trump imporá um imposto sobre vendas
Harris declarou: “Economistas disseram que o imposto sobre vendas proposto por Trump resultaria em cerca de 4 mil dólares a mais por ano para famílias de classe média.”
Avaliação: Não é bem assim.
Trump propôs tarifas amplas sobre produtos estrangeiros, variando de 10% a 20%, o que teria um impacto similar ao de um imposto para os consumidores. No entanto, o valor exato do impacto varia. Estimativas corroboram o número de Harris, mas algumas indicam um efeito menor.
Trump erra ao falar sobre alegações de aborto na Virgínia
Trump afirmou: “Mas o governador antes disse: ‘o bebê vai nascer, e vamos decidir o que fazer com ele.’”
Avaliação: Falso.
Trump referia-se ao ex-governador da Virgínia, Ralph Northam, e não da Virgínia Ocidental. Northam nunca sugeriu a execução de recém-nascidos. Ele afirmou que, em casos raros de gravidez avançada com fetos inviáveis, os médicos manteriam o bebê confortável e, caso a família desejasse, haveria uma “discussão” com a mãe.
Trump afirma incorretamente que todos os estudiosos jurídicos queriam que o aborto fosse devolvido aos estados
Trump disse: “Todo estudioso jurídico, todo democrata, todo republicano, liberal, conservador, todos queriam que (o aborto) voltasse ao âmbito estadual, no qual o povo pudesse votar.”
Avaliação: Falso.
Antes da reversão de Roe v. Wade, que assegurava o direito ao aborto, muitos estudiosos jurídicos defendiam sua manutenção. Alguns argumentaram que diferentes bases constitucionais fortaleceriam o caso a favor do aborto, mas poucos advogaram pela sua derrubada.
Empregos sob Biden-Harris não são ‘uma fraude’
Trump afirmou: “Foi uma fraude, assim como o número de 818 mil empregos que eles disseram ter criado, que se revelou uma fraude.”
Avaliação: Mentira!
Embora uma revisão anual dos dados tenha reduzido o número de empregos criados, economistas de várias correntes rejeitaram a alegação de que a administração Biden-Harris manipulou os números intencionalmente.
Trump exagera número de imigrantes que entraram nos EUA
Trump afirmou: “Milhões e milhões de pessoas… estão entrando no nosso país mensalmente. Eu acredito que sejam 21 milhões de pessoas.”
Avaliação: Falso.
Durante o governo Biden, o número de imigrantes que cruzaram ilegalmente a fronteira dos EUA foi de cerca de 10 milhões, e não 21 milhões, como alegado por Trump.
Afirmações de Harris sobre desemprego durante o governo Trump
Harris disse: “Donald Trump nos deixou o pior desemprego desde a Grande Depressão.”
Avaliação: Falso.
A taxa de desemprego subiu para 14,8% em abril de 2020 devido à pandemia, mas caiu para 6,4% em dezembro de 2020, antes de Trump deixar o cargo.
Crime na Venezuela e imigração
Trump afirmou: “Sabe por que o crime na Venezuela está em queda? Porque eles tiraram os criminosos das ruas e os deram para (Harris) colocar em nosso país.”
Avaliação: Mentira!
Não há evidências de que países, incluindo a Venezuela, estejam esvaziando suas prisões e enviando criminosos para os EUA. A queda na criminalidade na Venezuela está relacionada a fatores econômicos e não à exportação de criminosos.
Trump erra ao falar sobre inflação
Trump disse: “Sob Biden e Harris, tivemos a pior inflação que já tivemos.”
Avaliação: Falso.
Embora a inflação tenha atingido 9% em 2022, a maior taxa em 40 anos, ela ainda era inferior às taxas registradas na década de 1970, que chegaram a 18%.
Sobre o resultado das eleições de 2020
Trump afirmou: “Nenhum juiz analisou isso… Eles disseram que não tínhamos legitimidade. Uma tecnicalidade.”
Avaliação: Falso.
Muitas das ações judiciais movidas por Trump foram rejeitadas por falta de provas ou erros processuais, e não apenas por tecnicalidades.
Afirmação sobre Harris e Netanyahu
Trump disse: “Harris nem sequer se encontrou com (o primeiro-ministro israelense Benjamin) Netanyahu quando ele foi ao Congresso.”
Avaliação: Não é bem assim.
Harris perdeu o discurso de Netanyahu em 24 de julho, mas se encontrou com ele no dia seguinte.
Harris desvirtua projeto de Trump sobre aborto
Harris declarou: “No (Projeto 2025 de Trump), haveria um monitoramento nacional de suas gravidezes, seus abortos espontâneos.”
Avaliação: Não é bem assim.
Embora o Projeto 2025 proponha aprimorar a coleta de dados sobre abortos, ele não sugere monitorar gravidezes individualmente.