A força-tarefa dos democratas para convencer o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a retirar sua candidatura e abrir caminho a outro nome após seu fracasso no debate pré-eleitoral sofreu um revés após o atentado contra o adversário republicano, Donald Trump, que foi ferido durante um comício na Pensilvânia, no último sábado (13/07).
De acordo com uma reportagem publicada pela emissora norte-americana NBC News no domingo (14/07), um estrategista democrata “envolvido em várias campanhas presidenciais” confirmou que a tentativa para substituir Biden “agora está congelada”, ao afirmar que “esse evento [atentado contra Trump] está bloqueando a luz neste momento”.
“O esforço para destituir Biden provavelmente acabou, ele não vai se afastar voluntariamente neste momento”, argumentou outro aliado do Partido Democrata, e acrescentou que o presidente continuará insistindo em sua candidatura. A NBC News relatou que, após o ataque contra o republicano, a equipe de Biden “freou a política”.
Segundo os democratas, qualquer pedido de renúncia de um presidente em exercício, em meio à crise inesperada de um rival político, prejudicaria a imagem do partido.
O veículo ainda revelou que logo após as primeiras horas do incidente, o mandatário norte-americano mudou sua tática política ao ordenar a interrupção de anúncios eleitorais na televisão que atingissem Trump e, em seguida, dirigir-se à nação para condenar o atentado “repugnante”.
A campanha de Biden também teve que “se abster de emitir quaisquer comentários nas redes sociais ou em público” e “pausar qualquer comunicação proativa de campanha em todas as plataformas e em todas as circunstâncias até que saibamos mais”, de acordo com um e-mail obtido pela NBC News.
Atentado em comício
Trump foi ferido durante um comício eleitoral às vésperas da Convenção do Partido Republicano, que oficializará sua candidatura à Casa Branca, entre 15 e 18 de julho.
Após disparos, agentes dos serviços de segurança cercaram Trump, que se levantou e apareceu com uma mancha de sangue escorrendo pelo rosto a partir da orelha direita.
O FBI afirmou neste domingo (14/07) ter identificado o autor do disparo. Trata-se de Thomas Mattew C*, morador de Bethel Park, distrito a cerca de 70 quilômetros do local do atentado e localizado na Pensilvânia, local que ocorreu o comício.
Os tiros também mataram uma pessoa que participava do comício e deixaram outras duas gravemente feridas.
(*) Com Sputnik News