O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, rejeitou nesta quinta-feira (12/09) um novo debate eleitoral contra a sua rival democrata Kamala Harris.
“Não haverá terceiro debate”, escreveu o ex-mandatário na plataforma Truth Social. O primeiro confronto eleitoral ocorreu em junho contra o atual presidente Joe Biden. No entanto, pressionado pelo próprio partido, o democrata acabou desistindo da candidatura à reeleição pela Casa Branca semanas depois.
Na terça-feira (10/09), pesquisas norte-americanas indicaram que a vice-presidente se saiu melhor no embate realizado na Filadélfia, e veiculado pela ABC News. Um levantamento da CNN, por exemplo, mostrou que a democrata ganhou de 63% a 37%. Outro levantamento da agência de notícias Reuters e do Instituto Ipsos mostrou que Kamala ampliou a liderança das intenções de voto: enquanto ela aparece com 47%, Trump soma 42%.
Entretanto, Donald Trump contraria os números e alega ter vencido o debate.
“Quando um boxeador perde a luta, a primeira coisa que ele fala é que deseja uma revanche. As pesquisas indicam claramente que eu ganhei o debate”, afirmou o magnata.
Kamala reagiu à postura do republicano e usou suas redes sociais para afirmar que os “eleitores norte-americanos merecem um segundo debate”. De acordo com a campanha democrata, a candidata pediu um confronto eleitoral para o mês de outubro.
Enquanto isso, o companheiro de chapa de Trump, JD Vance, continua programado para debater com Tim Walz, o candidato democrata à vice-presidência, em 1º de outubro em Nova York.
(*) Com Ansa