Eleições nos EUA: Joe Biden vota de forma antecipada em Delaware
A oito dias do pleito, presidente norte-americano foi à seção eleitoral do seu estado natal; democrata aproveitou ocasião para criticar Trump e Musk
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou seu voto antecipado nesta segunda-feira (28/10), em seu estado natal, Delaware, no âmbito das eleições pela Casa Branca que acontecem oficialmente no dia 5 de novembro.
O chefe de Estado norte-americano, de 81 anos, foi para a seção eleitoral no município de New Castle, onde esperou, segundo a agência de notícias Associated Press, durante 40 minutos na fila para votar.
Segundo o veículo USA Today, ao sair da cabine eleitoral, Biden foi questionado por um dos eleitores no local se sua experiência de votar havia sido “agridoce” (expressão em inglês que define uma sensação de alegria e tristeza ao mesmo tempo). Ele respondeu: “Apenas doce”.
Vale lembrar que, no fim de julho, o mandatário oficializou sua desistência à pré-candidatura pela Presidência norte-americana após semanas de pressão de seu próprio partido. A decisão foi tomada em meio a preocupações sobre sua saúde mental e as probabilidades de derrota em um possível confronto contra o candidato republicano Donald Trump. Assim que anunciou sua desistência, endossou a vice-presidente Kamala Harris para disputar ao cargo pelo Partido Democrata.

X/Chris D. Jackson
Na seção eleitoral de Delaware, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden espera na fila para realizar seu voto antecipado
Ainda de acordo com o USA Today, BIden aproveitou o momento para atacar o republicano por seu comício realizado no domingo (27/10), no Madison Square Garden, em Nova York. O presidente afirmou ter ficado “consternado” com o evento do republicano do dia anterior, marcado por comentários racistas e misóginos. Na ocasião, Trump também retomou a promessa de deter imigrantes ao lançar o “maior programa de deportação da história norte-americana”.
No local, Biden também ironizou o bilionário Elon Musk, um dos apoiadores declarados do candidato de extrema direita, que anunciou este mês que sorteará US$ 1 milhão por dia a eleitores registrados da Pensilvânia que assinarem uma petição em apoio à “liberdade de expressão” e “porte de armas”.
“Digam a ele que estou registrado! Um milhão de dólares!”, disse Biden.