Na reta final da campanha eleitoral na disputa pela Casa Branca, Kamala Harris e Donald Trump concentram seus esforços em estados-pêndulo, localidades consideradas decisivas para a definição das eleições presidenciais dos Estados Unidos.
A candidata democrata destina a tarde desta quinta-feira (31/10) para realizar um comício em Phoenix, capital da Arizona, contando com a participação da banda mexicana Los Tigres del Norte. A expectativa é de que, depois, Harris vá para Las Vegas e se junte com outras figuras públicas, como Jennifer Lopez e Maná, na tentativa de alcançar eleitores latinos indecisos.
Enquanto isso, o republicano concentra sua campanha na cidade de Albuquerque, no Novo México, e em Henderson, em Nevada.
No evento em Albuquerque, finalizado mais cedo, o ex-presidente conseguiu reunir milhares de apoiadores para atacar a candidata democrata e o atual mandatário do país, Joe Biden.
Nos minutos iniciais do comício, o candidato reforçou sua posição em relação à questão migratória ao alegar falsamente que todas as pessoas que cruzam a fronteira para ingressar no país “são assassinos, viciados em drogas, traficantes de drogas, membros de gangues”.
Também em seu discurso, Trump voltou a alegar fraude eleitoral no Novo México, afirmando que os resultados dos dois pleitos anteriores nesse estado foram “roubados”. A contagem oficial aponta que, em 2016, o republicano perdeu por mais de 65 mil votos na região, enquanto em 2020, por cerca de 100 mil votos.
As recentes pesquisas eleitorais indicam que Harris vencerá no Novo México, seguindo a tendência favorável aos democratas das últimas duas décadas.
Agenda dos candidatos
Na sexta-feira (01/11), Kamala Harris viajará a Wisconsin, com paradas em Appleton e Milwaukee. Na tentativa de atrair o público, o evento de Milwaukee contará com apresentações dos artistas Cardi B, GloRilla, Flo Milli e MC Lyte, do grupo de R&B The Isley Brothers e do DJ Gemini Gilly.
A expectativa é de que Harris esteja visitando Atlanta, Geórgia, Carolina do Norte, no sábado (02/11), seguido de paradas em Detroit, Michigan e na Pensilvânia, nos dois últimos dias antes da eleição.
De acordo com a observação do jornal norte-americano USA Today, nos estados-pêndulo, a campanha democrata foca em pautas envolvendo direitos reprodutivos, saúde e política econômica.
Por outro lado, Donald Trump reservará seus últimos dias de campanha em “estados que o Partido Republicano não vence há décadas”, de acordo com a revista nacional Newsweek.
No sábado, o republicano estará na cidade independente de Salem, no estado da Virgínia, local onde sua equipe projeta otimismo para as eleições.