Um novo relatório do Centro de Pesquisa de Assuntos Públicos da AP-NORC revelou nesta quinta-feira (31/10) que cerca de 7 em cada 10 norte-americanos se sentem ansiosos ou frustrados com a campanha presidencial de 2024, no âmbito da disputa entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump pela vaga na Casa Branca.
O levantamento expressa um “amplo sentimento de incerteza” durante a última semana de campanhas eleitorais, principalmente porque as recentes pesquisas nacionais mostram que nenhum dos partidos dos dois candidatos se sobressaem nos estados-pêndulo (que são considerados decisivos para o resultado do pleito).
A AP-NORC informa que alguns grupos se sentem mais ansiosos do que na última eleição, “embora tenha ocorrido em meio a uma pandemia”. Em 2020, a mesma pesquisa relatou que cerca de dois terços dos norte-americanos estavam ansiosos com a eleição, o que estatisticamente falando não é tão diferente quando comparado com o cenário atual.
No entanto, revela que para os partidários a ansiedade é um pouco maior. Cerca de 8 em cada 10 democratas se mostram ansiosos, um pouco acima da proporção de três quartos registrada na última eleição. No lado dos republicanos, cerca de dois terços estão ansiosos, um aumento moderado se comparado aos 6 em cada 10, de 2020.
Os independentes não mudaram significativamente e também seguem se sentindo menos preocupados do que democratas ou republicanos. Cerca da metade se diz ansiosa, configurando o mesmo cenário de 2020.
75% of the public is interested in the election, and 69% are frustrated or anxious. Only 36% are excited. https://t.co/EoUdtbbaXI pic.twitter.com/zdXV9uaNRY
— AP-NORC Center (@APNORC) October 31, 2024
De acordo com a pesquisa, “outras emoções ficaram mais intensas em comparação com os ciclos eleitorais anteriores, incluindo o sentimento de empolgação”. Cerca de um terço dos norte-americanos estão entusiasmados com a campanha de 2024, contra cerca de um quarto em 2016. Por outro lado, 7 em cada 10 norte-americanos afirmaram estarem frustrados, semelhante a 2020.
A pesquisa AP-NORC foi realizada entre 24 e 29 de outubro e ouviu 1.233 adultos. A margem de erro da amostra é de mais ou menos 3,6 pontos percentuais.