Pela primeira vez em 40 anos, um ex-presidente dos Estados Unidos foi ferido em uma tentativa de homicídio. Um jovem armado com um fuzil semiautomático (AR-15) conseguiu despistar o Serviço Secreto e disparar cerca de cinco vezes contra Donald Trump que discursava para apoiadores em um palanque na noite de sábado (13/07).
As autoridades responsáveis pela segurança no evento desmentem a acusação feita por membros da campanha de Trump de que teriam negado um pedido para intensificar a segurança no local.
São e salvo, Trump desembarcou na madrugada deste domingo (14/07) em Nova Jersey, onde possui um Clube de Golfe. O ex-presidente deverá permanecer descansando no local até a hora do embarque para Milwaukee, em Wisconsin, onde participará da Convenção Nacional do Partido Republicano.
Trump voltou a se pronunciar sobre o atentado que sofreu domingo e pediu união de seus apoiadores em uma postagem feita em sua plataforma Truth Social. “Foi só Deus quem impediu que o impensável acontecesse”, disse Trump sobre o tiroteio, que deixou pelo menos um participante morto e dois gravemente feridos.
“Neste momento, é mais importante do que nunca que estejamos unidos e mostremos o nosso verdadeiro caráter como norte-americanos, permanecendo fortes e determinados e não permitindo que o mal vença”, declarou ele. “Eu realmente amo nosso país e amo todos vocês, e estou ansioso para falar à nossa grande nação esta semana em Wisconsin”, completou.
Quem é o autor do atentado?
De acordo com informações do FBI, o atirador foi identificado na manhã de domingo como Thomas Matthew Crooks, um jovem de 20 anos morador de Bethel Park, cidade que fica a poucos quilômetros de Butler, na Pensilvânia.
Ainda não há informações sobre a possível motivação de Crooks, e somente os meios de comunicação, como o jornal The New York Post ou The Intercept, divulgaram alguns detalhes sobre o perfil do autor do crime. Um dos dados levantados é o registro eleitoral, o qual mostra que estava registrado junto ao Partido Republicano, embora também haja dados sobre uma doação de US$ 15 ao ActBlue, um grupo de esquerda, feita em janeiro de 2021.
Crooks, que foi morto por agentes do Serviço Secreto minutos após o atentado ocorrer, foi encontrado portando um rifle semiautomático e vestindo uma camisa de um canal popular de armas no YouTube, o Demolition Ranch. Um ex-colega de classe de Crooks, que confirmou fotos de Crooks, disse ao Post: “ele não parecia muito estranho nem nada. Eu o teria considerado um republicano”.
Melania Trump se pronuncia sobre o atentado
A ex-primeira-dama Melania Trump quebrou o silêncio na manhã de domingo após a tentativa de assassinato contra o marido, dizendo que sua família esteve à “beira de uma mudança devastadora”.
“Quando vi aquela bala violenta atingir meu marido, Donald, percebi que minha vida, e a vida de Barron – filho do casal – estavam à beira de uma mudança devastadora. Estou grata aos corajosos agentes do Serviço Secreto e aos responsáveis pela aplicação da lei que arriscaram suas próprias vidas para proteger meu marido”, escreveu ela em um comunicado.
FBI desmente que pedido para aumentar a segurança durante o comício tenha sido negado
As autoridades responsáveis pela segurança no comício de sábado na Pensilvânia desmentem a acusação feita por membros da campanha de Trump de que teriam negado um pedido para intensificar a segurança no local antes do ocorrido. O Serviço Secreto dos EUA disse que a afirmação é “absolutamente falsa”.
“Há uma afirmação falsa de que um membro da equipe do ex-presidente solicitou recursos de segurança adicionais e que estes foram rejeitados. Isto é absolutamente falso. Na verdade, adicionamos recursos, tecnologia e capacidades de proteção como parte do aumento do ritmo de viagem da campanha”, escreveu o chefe de comunicações do Serviço Secreto, Anthony Guglielmi, em um post no X, antigo Twitter, neste domingo.
O FBI também negou a acusação dizendo que “não houve nenhum pedido adicional de segurança que tenha sido negado pelo FBI”, disse Kevin Rojek, o agente especial da agência, durante uma entrevista coletiva no sábado à noite.