A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez sua primeira aparição pública nesta segunda-feira (11/11) após seu discurso em 6 de novembro, quando reconheceu sua derrota eleitoral contra Donald Trump. A democrata apareceu ao lado do presidente Joe Biden durante uma cerimônia no Dia dos Veteranos que homenageou os soldados norte-americanos mortos em combate.
O mandatário recebeu oficiais militares aposentados na Casa Branca e seguiu para o histórico Cemitério Nacional de Arlington, às margens do rio Potomac, que banha Washington. O local preserva os corpos de dois presidentes, generais das principais guerras dos EUA e milhares de militares mortos.
Harris e Biden, ambos vestidos com roupas escuras, colocaram as mãos sobre seus corações antes de participar da cerimônia oficial e depositar coroas de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, monumento destinado aos soldados norte-americanos que morreram, mas não tiveram seus corpos identificados.
“Foi a maior honra da minha vida, liderá-los, servi-los, cuidá-los, defendê-los, assim como vocês nos defenderam, geração após geração”, disse Biden. “Vocês são a maior força de combate, e isso não é hipérbole, a melhor força de combate da história do mundo.”
O evento é celebrado antes que Biden receba Trump na Casa Branca na quarta-feira (13/11), conforme confirmado pela secretária de imprensa do governo, Karine Jean-Pierre, em comunicado no fim de semana.
(*) Com RFI