O Partido Democrata anunciou nesta terça-feira (06/08) que o governador de Minnesota, Tim Walz, foi escolhido por Kamala Harris para compor a chapa da sigla que disputará as eleições presidenciais deste ano.
Assim, a fórmula presidencial que será apresentada na convenção do partido, nos próximos dias, terá Harris como candidata a presidente e Walz como candidato a vice-presidente. Eles formam o único dueto a ser apresentado no evento, que servirá para oficializar a candidatura governista.
Em suas redes sociais, Kamala Harris disse que “tenho orgulho de anunciar que pedi a Tim Walz para ser meu companheiro de chapa (…) como governador, treinador, professor e veterano de guerra, ele fez o melhor para famílias trabalhadoras como a dele”.
“É muito bom ter você na equipe, Tim. Agora vamos trabalhar”, finalizou a pré-candidata dos Democratas, em sua mensagem.
Walz, um ex-educador, está atualmente em seu segundo mandato como governador de Minnesota. Também é presidente da Associação de Governadores Democratas.
Na imprensa norte-americana, Walz é descrito como um defensor de políticas progressistas, mas que possui um discurso que sabe dialogar com populações rurais e pequenas regiões do interior normalmente dominadas por conservadores – ele mesmo é oriundo de uma região do interior de Minnesota, não das cidades grandes do estado como Minneapolis e a capital Saint Paul.
Sua gestão no estado é bem avaliada, apesar das muitas críticas que recebeu em meados 2020, quando quatro policiais assassinaram o afro-americano George Floyd, episódio que comoveu o país inteiro. Como governador, ele era a autoridade responsável pela polícia.
Apesar desse periodo de questionamentos, Walz soube recuperar sua popularidade e conquistou sua reeleição como governador de Minnesota no ano de 2022.