A vice-presidente e candidata pelo Partido Democrata, Kamala Harris, realizou uma ligação na tarde desta quarta-feira (06/11) ao novo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para parabenizá-lo pela vitória no pleito. A informação foi confirmada pela assessoria da democrata.
Durante a conversa telefônica, a vice-presidente teria discutido a importância de uma transferência pacífica de poder, além de levantar a necessidade do republicano em ser um chefe de Estado que governe “para todos os norte-americanos”.
Já a campanha de Trump, por meio de comunicado, informou que o republicano teria concordado com Harris no que diz respeito à “importância de unificar o país”.
“O presidente Donald J. Trump e a vice-presidente Kamala Harris falaram por telefone hoje cedo. Ela o parabenizou por sua vitória histórica. O presidente Trump reconheceu a vice-presidente Harris por sua força, profissionalismo e tenacidade durante toda a campanha, e ambos os líderes concordaram com a importância de unificar o país”, disse o diretor de comunicações da campanha, Steven Cheung.
Segundo o jornal britânico The Guardian, o diálogo entre os dois configurou o encerramento formal de uma “amarga disputa entre a vice-presidente e o ex-presidente”.
A Casa Branca indicou que, em breve, o atual presidente Joe Biden também ligue para Trump e se pronuncie publicamente sobre os resultados das eleições.