A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, afirmou na noite de domingo (21/07) que está “honrada” com o apoio do mandatário Joe Biden para concorrer à Casa Branca e garantiu que fará o possível “para derrotar Donald Trump” nas eleições de novembro.
“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para unir o Partido Democrata – e unir a nossa nação – para derrotar Donald Trump e a sua agenda extremista do Projeto 2025”, declarou a vice-presidente em comunicado, pedindo também doação de recursos à campanha.
O Projeto 2025 mencionado por Kamala é o conjunto de proposições da ala conservadora dos Estados Unidos para remodelar o governo norte-americano. Essas propostas foram desenvolvidas pela instituição de extrema direita Heritage Foundation.
“Ao longo do último ano, viajei pelo país falando com americanos sobre a escolha clara que está em jogo nas eleições […] Ainda temos 107 dias até a eleição. Vamos lutar juntos e vamos vencer juntos”, destacou.
Kamala também publicou uma mensagem na plataforma X agradecendo o endosso do presidente norte-americano e elogiando a postura do democrata como chefe de Estado.
“Em nome do povo americano, agradeço a Joe Biden pela sua extraordinária liderança como presidente dos Estados Unidos e pelas décadas de serviço prestado ao nosso país. Sinto-me honrada por ter o apoio do presidente e minha intenção é merecer e conquistar esta indicação”, afirmou.
On behalf of the American people, I thank Joe Biden for his extraordinary leadership as President of the United States and for his decades of service to our country.
I am honored to have the President’s endorsement and my intention is to earn and win this nomination.
— Kamala Harris (@KamalaHarris) July 21, 2024
As declarações foram dadas após Biden ter emitido, na tarde de domingo, uma carta anunciando a retirada de sua candidatura à reeleição pela Casa Branca. O mandatário cedeu à crescente pressão dos democratas e declarou sua desistência pelo “interesse de seu partido e do país”. Momentos depois, indicou Kamala como candidata pelo Partido Democrata para concorrer às eleições de novembro.
Ex-senadora pela Califórnia, Kamala chegou a anunciar sua pré-candidatura à Casa Branca em 2019, mas, em dezembro daquele ano, desistiu da disputa antes mesmo do início das primárias e declarou apoio a Biden, que a escolheria como vice.
(*) Com Ansa