O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, desejou na manhã desta quarta-feira (06/11) “sorte e sucesso” ao republicano Donald Trump, que saiu vitorioso das eleições nos Estados Unidos de 2024.
Pelo X (antigo Twitter), Lula parabenizou Trump pela vitória e o retorno à Presidência norte-americana. O mandatário brasileiro disse que a democracia é a “voz do povo” e que ela deve ser respeitada sempre.
Ainda na postagem, o chefe do Palácio do Planalto afirmou que o mundo precisa de “diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade”.
Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo…
— Lula (@LulaOficial) November 6, 2024
Dias antes da eleição nos EUA, Lula havia declarado que uma vitória de Kamala Harris, do Partido Democrata, seria mais ‘segura’ para a democracia.
“Sou amante da democracia. Acho que é o melhor sistema de governo que a sociedade construiu no mundo. Ela permite aos contrários, os antagônicos, uma disputa civilizada na discussão de ideias, sem violência. Acho que a Kamala ganhando as eleições, é muito mais seguro para fortalecer a democracia nos Estados Unidos”, afirmou Lula, em entrevista ao canal de notícias francês LCI.
O cenário não se tornou real, já que Trump, conforme projeções da Associated Press, conquistou mais de 270 votos eleitorais e derrotou Harris.
Assim, ele volta à Casa Branca como 47º presidente dos Estados Unidos.