O presidente da Argentina, Javier Milei, seguiu nesta sexta-feira (15/11) compartilhando por sua conta na plataforma X centenas de publicações, entre fotos e vídeos, sobre a sua presença na cúpula conservadora CPAC (Conservative Political Action Conference, em inglês) realizada na residência Mar-a-Lago, mansão do recém-eleito Donald Trump, em Palm Beach, na Flórida.
O argentino, que foi convidado para compor a equipe de oradores do evento, é o primeiro chefe de Estado sul-americano a ser recebido pelo republicano que governará os Estados Unidos a partir de 20 de janeiro de 2025.
Na rede social, é possível verificar que Milei passou da noite anterior, quando o evento foi celebrado, até esta tarde repostando diversas mensagens de apoio e imagens que mostram ele dançando e aparentando estar contente ao lado de figuras da extrema direita norte-americana.
Nesta tarde, chegou a compartilhar, novamente, uma foto na qual estão presentes ele, o ministro de Relações Exteriores da Argentina, Gerardo Werthein, o bilionário Elon Musk, Trump e sua irmã, também secretária-geral da Presidência da Argentina, Karina Milei. A publicação, desta vez, foi realizada pelo próprio Musk.
Recuerdo cuando las basuras de la política y sus socios del periodismo ensobrado decían que me daba RT porque me estaba confundiendo con Miley Cyrus… jugar en la contienda política tiene costos y si apostaste mal aún más.
Ni olvido ni perdón.
CIAO! https://t.co/N8GHgdCfBQ— Javier Milei (@JMilei) November 15, 2024
O evento que celebrou a vitória eleitoral de 5 de novembro contou com diversas personalidades da extrema direita. Além de Musk, dono do X, o ator Sylvester Stallone, a família Trump e os escolhidos para integrar o futuro gabinete norte-americano. O portal argentino Página 12 classificou Milei como “eufórico” por sua reunião com Trump, durante a qual trocaram elogios.
Chegada de Milei
De acordo com o jornal argentino Clarín, na quinta-feira (14/11), o mandatário sul-americano saiu de um caminhão preto e foi diretamente cumprimentado por JD Vance, o futuro vice-presidente norte-americano, que o esperava na residência Mar-a-Lago.
“Encantado por estarmos trabalhando juntos”, afirmou Vance.
A comitiva argentina contou com a irmã de Milei, Karina, que também ocupa o cargo de secretária-geral da Presidência, além do ministro das Relações Exteriores, Gerardo Wethein.
“Entraram no complexo de 8.000 metros quadrados, 114 quartos e um enorme salão de baile que abrigou os convidados na reunião organizada pelo America First Policy Institute para celebrar a vitória do republicano em 5 de novembro. O presidente argentino foi um dos principais oradores do evento que o próprio Trump encerraria”, detalhou o Clarín.
O veículo relatou que, no caminho, encontraram Mike Waltz, o conselheiro de segurança nacional nomeado por Trump; Susie Wiles, uma figura-chave na campanha trumpista e escolhida como chefe de gabinete norte-americano; Robert Kennedy Jr., nomeado secretário de Saúde; e Matt Gaetz, nomeado para a Procuradoria-Geral.
No local, Musk se juntou à sua filha de três anos e, de acordo com o Clarín, “todos juntos tiraram a foto que Milei desejava, com Trump dando um sinal de positivo no estilo Mileista”.
Segundo o jornal, em um diálogo de 10 minutos, Trump teria parabenizado seu aliado argentino por seu trabalho como chefe de Estado. Já Milei explicou “como conseguiu reduzir os gastos públicos e eliminar as regulamentações” na Argentina, pauta que se inclui no polêmico Plano Motosserra que tem gerado massivos protestos no país. Ambos também discutiram sobre o trabalho que Musk fará como chefe do Departamento de Eficiência Governamental.
Conforme a delegação argentina contou ao Clarín, “o diálogo foi como o de grandes amigos” e “houve uma notável coincidência de pensamentos”.
Orador principal do evento
O presidente da Argentina, um dos principais convidados da cúpula conservadora, subiu ao palco em condição de orador e parabenizou o republicano por sua vitória.
“O mundo está muito melhor hoje porque os ventos da liberdade estão soprando muito mais fortes. Um verdadeiro milagre e prova irrefutável de que as forças do céu estão do nosso lado”, declarou Milei. “Foi o maior retorno político da história, desafiando todo o ‘establishment’ político, inclusive arriscando a própria vida”.
No discurso de encerramento, Trump elogiou publicamente o aliado argentino.
“Seu trabalho é incrível. Para tornar a Argentina grande novamente. Ele é uma pessoa MAGA (slogan do movimento trumpista Make America Great Again)”, afirmou o republicano.