A líder da Haitian Bridge Alliance, uma organização sem fins lucrativos que representa a comunidade haitiana de Springfield, Ohio, apresentou, nesta terça-feira (24/09), queixas criminais contra Donald Trump e JD Vance em nome do grupo. As informações são do jornal britânico The Guardian.
Segundo um comunicado, o grupo acusa o ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato à presidência pelo Partido Republicano, ao lado de seu vice, de interromper o serviço público, fazer alarmes falsos, cometer assédio por telecomunicações, ameaçar gravemente e violar a proibição de cumplicidade.
A Associated Press apurou que o grupo invocou seu direito, como cidadãos privados, de apresentar as queixas após a inação do promotor local.
A denúncia ocorre em meio a um aumento das perturbações, do assédio, caos e ameaças na cidade de Springfield, localizada no estado pelo qual JD Vance é senador, que ocorre desde as falsas alegações de que imigrantes haitianos estariam comendo os animais de estimação dos moradores locais.
Na semana passada, o prefeito de Springfield emitiu uma proclamação de emergência devido à escalada nas ameaças à segurança pública.