O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky conversou por telefone com o ex-mandatário dos Estados Unidos e candidato Donald Trump, nesta sexta-feira (19/07), em uma tentativa de estreitar os laços com o possível futuro inquilino da Casa Branca.
Em rede social, a autoridade ucraniana afirmou ter concordado com Trump em “discutir pessoalmente quais passos podem ser tomados para obter uma paz verdadeiramente duradoura”.
“Destaquei a importância vital do apoio norte-americano bipartidário à defesa da liberdade e independência de nosso país”, acrescentou.
Trump, por sua vez, relatou pela plataforma Truth Social que a conversa foi “muito boa” e que ele levará “a paz ao mundo”, pondo “fim a uma guerra que custou muitas vidas humanas e devastou muitas famílias inocentes”.
“Aprecio que o presidente Zelensky tenha me procurado. As duas partes se unirão e negociarão um acordo que encerre a violência e abra caminho à prosperidade”, garantiu o republicano.
Vale lembrar que Trump é acusado por adversários e apoiadores do presidente Joe Biden de ser simpático ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. Houve diversas ocasiões em que o ex-presidente criticou a atuação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Além disso, seu companheiro de chapa, J.D. Vance, lidera a ala entre os congressistas republicanos que sustentam que os Estados Unidos deveriam suspender o fornecimento de auxílio à Ucrânia.
Por fim, Zelensky também parabenizou o magnata pela nomeação como candidato republicano à presidência e aproveitou o momento para condenar o atentado do último sábado (13/07), quando o ex-mandatário foi ferido por um tiro de raspão em sua orelha direita durante comício na Pensilvânia.
“Desejei força e absoluta segurança para o futuro”, afirmou o ucraniano, pela plataforma X. “A Ucrânia será sempre grata aos Estados Unidos pela sua ajuda no reforço da nossa capacidade de resistir ao terror russo. Os ataques russos às nossas cidades e aldeias continuam todos os dias”.
I spoke with @realDonaldTrump to congratulate him on the Republican nomination and condemn the shocking assassination attempt in Pennsylvania. I wished him strength and absolute safety in the future.
I noted the vital bipartisan and bicameral American support for protecting our…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 19, 2024
(*) Com Ansa