Donald Trump foi eleito pela segunda vez presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira (06/11) após projeções da Associated Press apontarem que o republicano alcançou 277 votos eleitorais.
Agora, o país dá início uma série de processos que vão certificar o resultado e transferir Trump a Casa Branca oficialmente.
Veja as principais datas desse processo:
De 6 de novembro a 11 de dezembro
Os resultados das eleição a partir dos votos contabilizados nos estados devem ser chancelados até 11 de dezembro. Até esta data, é permitido que os votos sejam recontados caso haja necessidade ou pedidos de alguns dos candidatos.
17 de dezembro
Os delegados, neste data, devem se reunir nas respectivas capitais para oficializar seu voto. E se ele não quiser respeitar a decisão do voto popular? Em tese, o delegado pode votar em qualquer pessoa, mas as chances que isso ocorra são quase nulas.
6 de janeiro
Nesta data, o Congresso dos Estados Unidos deve chancelar o resultado da eleição.
Vale recordar que foi nessa data, em 2021, que o Capitólio foi invadido por apoiadores de Trump que não reconheceram a então vitória de Joe Biden.
20 de janeiro
Após todo esse processo, o dia 20 de janeiro é quando Trump deve tomar posse como 47º presidente dos Estados Unidos, em um cerimônia com diversas participações, incluindo ex-presidentes e convidados internacionais.
Vitória de Trump
O republicano dominou a votação até a manhã desta quarta, quando a vitória no estado de Winsconsin garantiu a ele superar a marca de 270 votos no Colégio Eleitoral, tornando-o vencedor das eleições presidenciais deste ano.
Trump garantiu seu retorno à Casa Branca após quatro anos. Ele será o 47º presidente da história dos Estados Unidos, e o segundo a ter um segundo mandato não consecutivo: o primeiro em realizar esse feito foi Grover Cleveland, que governou entre 1885 e 1889, e novamente entre 1893 e 1897.
A vitória de Trump foi contra a atual vice-presidente Kamala Harris. A democrata não conseguiu alavancar e permaneceu com 224 votos eleitorais até o momento de fechamento desta reportagem.