Além de um novo presidente, os Estados Unidos elegeram na votação da última terça-feira (05/11) novos governadores para 11 de seus 50 estados. Assim, o Partido Republicano não conquistou apenas a Presidência com a eleição de Donald Trump, mas também oito dos estados disponíveis para uma nova administração.
Em Montana (Greg Gianforte), Dakota do Norte (Kelly Armstrong), Vermont (Phil Scott), New Hampshire (Kelly Ayotte), Utah (Spencer Cox), Missouri (Mike Kehoe), Indiana (Mike Braun), e Virgínia Ocidental (Patrick Morrisey) os republicanos obtiveram vitória.
Já os democratas, além de perderem na disputa presidencial com sua candidata Kamala Harris, obtiveram apenas três dos 11 estados: Washington (Bob Ferguson), Delaware (Matt Meyer) e Carolina do Norte (Josh Stein).
Com os mais recentes resultados, os Estados Unidos registram que não apenas a Presidência fica sob liderança republicana, mas a maioria dos estados também: Dos 50 estados, 27 têm governadores republicanos e 23, democratas.
Contudo, é importante destacar que nem o Partido Republicano, nem o Democrata, perderam estados. Todas as federações que passaram por eleições governamentais elegeram representantes do partido que já estava no poder.
Apenas 11 estados norte-americanos elegeram seus governadores juntamente com o presidente porque cada federação, com autonomia e regras próprias, elege seu líder em anos diferentes. Isso também ocorre porque há locais com mandatos governamentais de dois anos, mas a maioria dura quatro.
O país elegeu outras autoridades no pleito desta terça-feira, incluindo um terço dos integrantes do Senado, todos os novos membros da Câmara de Representantes, além de cargos da administração regional e do Poder Judiciário de alguns estados.
No Senado, o Partido Republicano também triunfou, com 51 senadores contra 45 democratas, e 4 com candidaturas independentes.