Congressistas republicanos já começam a projetar que o ataque de sábado (13/07) em um comício na Pensilvânia fortalecerá a candidatura de Donald Trump para voltar à Presidência dos Estados Unidos.
“Trump sobreviveu a esse ataque, ele já é o vencedor das eleições”, disse ao site Politico o congressista Derrick Van Orden, do Wisconsin.
Aliados do magnata avaliam que o atentado consolidará as bases republicanas, especialmente por conta das imagens que circulam do ex-mandatário com o punho erguido e o rosto ensanguentado.
“Isso vai dar à base mais energia do que qualquer outra coisa. Ele gritando ‘lutem, lutem, lutem’. Esse será o slogan”, afirmou o congressista Tim Burchett, do Tennessee.
Trump foi ferido durante um comício eleitoral às vésperas da Convenção do Partido Republicano que oficializará a candidatura do magnata à Casa Branca, entre 15 e 18 de julho.
Após disparos, agentes dos serviços de segurança cercaram Trump, que se levantou e apareceu com uma mancha de sangue escorrendo pelo rosto a partir da orelha.
O FBI afirmou neste domingo (14/07) ter identificado o autor do disparo. Trata-se de Thomas Mattew C*, morador de Bethel Park, distrito a cerca de 70 quilômetros do local do atentado e localizado na Pensilvânia, local que ocorreu o comício.
O pré-candidato dos Republicanos ficou feriado na orelha direita, enquanto uma pessoa que estava na plateia morreu e duas ficaram gravemente feridas.
(*) Com Ansa.