O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que disputa na corrida eleitoral à Casa Branca pelo Partido Republicano, atacou sua provável adversária Kamala Harris, nesta quarta-feira (31/07), sugerindo que a democrata usa sua identidade racial por razões políticas.
“Durante muitos anos acreditei que Kamala Harris era indiana, porque ela só falava de suas origens indianas. De repente, ela fez uma mudança e se tornou uma pessoa negra. Ela é indiana ou negra? Acho que alguém deveria investigar isso também”, afirmou o candidato presidencial de extrema direita durante a convenção da Associação Nacional de Jornalistas Negros, realizda em Chicago.
A declaração de Trump foi dada após um jornalista ter questionado o motivo pelo qual eleitores negros deveriam apoiar sua candidatura, levando em consideração seu histórico de ataques racistas. No entanto, o republicano driblou a pergunta e optou por atacar Kamala.
Vale lembrar que a vice-presidente norte-americana, que poderá enfrentar Trump nas eleições previstas para novembro, nasceu de uma família de acadêmicos imigrantes em Oakland, na Califórnia. Shyamala Gopalan, mãe de Kamala, foi uma pesquisadora indiana, enquanto o pai Donald Harris, jamaicano, atuou como professor de economia.
A Casa Branca considerou a declaração do republicano como ofensiva, enquanto a secretária de imprensa do órgão, Karine Jean-Pierre, afirmou que os comentários foram “repulsivos”, tratando-se de um “insulto”.
“Ninguém tem o direito de dizer às pessoas quem elas são”, reagiu Jean-Pierre. “Só ela pode falar de sua experiência. É insultante para qualquer pessoa. Ela é a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris. Tenhamos respeito com o seu nome.”
De acordo com a Reuters, desde o lançamento de sua campanha eleitoral à Casa Branca, a vice-presidente “enfrentou uma enxurrada de ataques sexistas e racistas online” por parte de internautas trumpistas, incluindo “contas de extrema direita questionando sua identidade racial”.
(*) Com Ansa