O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela emitiu um comunicado na tarde desta quarta-feira (06/11) no qual o país felicitou o republicano Donald Trump pela vitória nos Estados Unidos.
A chancelaria disse que o governo de Nicolás Maduro “sempre” estará disposto a estabelecer “boas relações” com a Casa Branca, “marcadas em um espírito de diálogo, respeito e sensatez”.
“O povo venezuelano comparte laços históricos com o povo dos Estados Unidos, com quem aspiramos transitar em um caminho de paz e justiça social, onde não tenha espaço para a guerra, exclusão, discriminação. E onde a cooperação e o respeito mútuo entre nações sejam a bandeira das relações internacionais”, afirma a nota.
Além disso, o documento ressalta que o reconhecimento da “soberania e a autodeterminação” dos povos são “fundamentais para a construção de um mundo novo”.
Trump venceu as eleições nesta quarta após derrotar a democrata Kamala Harris e conquistar mais de 270 votos eleitorais. Ele será o 47º presidente do país.
Veja | Lula deseja ‘sorte e sucesso’ a Trump após vitória republicana nos Estados Unidos
Durante a gestão anterior de Trump (2016-2020), a Presidência do republicano sempre foi hostil a Caracas. Foi nesse período que o país sul-americano sofreu sanções em diversos âmbitos.
Juan Guaidó, por exemplo, que havia se autoproclamado presidente da Venezuela, era apoiado pelos Estados Unidos de Trump e tentou dar um golpe de Estado em 2019.
Leia nota, em espanhol, na íntegra: