O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou nesta quinta-feira (07/11) o republicano Donald Trump por sua vitória nas eleições nos Estados Unidos e desejou que as duas potências encontrem pontos em comum na “nova era”, de modo a beneficiar ambos os países e o mundo em geral.
As declarações chegam em meio à ameaça do presidente eleito de iniciar uma nova guerra comercial contra Pequim, repetindo a estratégia adotada em seu primeiro mandato.
Na mensagem de felicitações, Xi pediu que China e EUA “reforcem o diálogo e a comunicação para administrar as diferenças de modo adequado” e encontrem o “modo correto para estar de acordo nesta nova era, para o bem de ambos os países e do mundo”.
“A história ensina que a China e os Estados Unidos ganham com a cooperação e perdem com o confronto”, disse Xi, observando que “um relacionamento estável, sólido e sustentável entre os dois países atende aos interesses compartilhados entre as nações e às aspirações da comunidade internacional”.
O líder chinês ainda desejou que “ambas as partes respeitem os princípios de respeito recíproco, coexistência pacífica e cooperação reciprocamente vantajosa”.
Durante a campanha, Trump prometeu impor tarifas de importação de 60% sobre todos os bens vendidos pela China aos EUA. O Ministério do Comércio de Pequim foi questionado sobre o tema, também nesta quinta-feira, e disse estar disposto a “promover o desenvolvimento das relações econômicas e comerciais bilaterais rumo a um equilíbrio estável”.
(*) Com Ansa e Xinhua