Atualização em 31/08/2024 às 17h00
No terceiro dia dos Jogos Paralímpicos de Paris, neste sábado (31/08), o Brasil soma 22 medalhas, sendo oito delas de ouro, três de prata e uma de bronze.
Somente nesta jornada, o país conquistou sete medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e outras três de bronze.
O país ocupa atualmente o terceiro lugar no quadro oficial de medalhas, atrás da Grã-Bretanha, que está em segundo, e da China, que lidera a disputa,
Maria Carolina Gomes, Natação 100m costas S12 – Ouro
A natação brasileira tem mostrado força nestes Jogos Paraolímpicos também entre as mulheres, com o ouro conquistado por Maria Carolina Gomes nos 100 metros costas, categoria S12. Ela superou a ucraniana Anna Stetsenko, que ficou com a prata, e a espanhola María Delgado Nadal, que levou o bronze.
Gabriel Araújo dos Santos, Natação 50m costas S2 – Ouro
Gabrielzinho conquistou sua segunda medalha de ouro nestes Jogos de Paris e reforça sua imagem como uma das figuras da disputa paraolímpica deste ano. Desta vez, o nadador brasileiro venceu a competição dos 50 metros costas, categoria S2.
O pódio foi uma repetição da disputa dos 100 metros costas, há dois dias, com o russo Vladimir Danilenko em segundo lugar, ficando com a prata, e o chileno Alberto Caroly Abarza Diaz em terceiro, conquistando o bronze
Thalita Simplício, Atletismo 400m T11 – Prata
A primeira conquistada pelo atletismo brasileiro nestes Jogos de Pari foi de Thalita Simplício, que ficou em segundo lugar na prova dos 400 metros feminino categoria T11. Ela foi superada apenas pela atleta Lahja Ishitile, da Namíbia. Em terceiro lugar ficou a chinesa He Shanshan.
Wendell Belarmino, Natação 50m Livre S11 – Prata
Na disputa dos 50 metros livre, categoria S11, Wendell Belarmino terminou literalmente empatado com o chinês Hua Dongdong, com o mesmo tempo de 26s11, razão pela qual ambos ficaram com a medalha de prata. A prova foi vencida pelo japonês Keiichi Kimura.
Fernanda Yara e Maria Clara Augusto, Atletismo 400m T47 – Ouro e Bronze
Duplo pódio para o Brasil na disputa dos 400 metros categoria T47. A vencedora da prova foi Fernanda Yara e Maria Clara Augusto conseguiu o terceiro lugar. A medalha de prata ficou com Lisbeli Vera, da Venezuela.
Joeferson Marinho, Atletismo 100m T12 – Bronze
O velocista paraolímpico Joeferson Marinho conquistou o pódio nos 100 metros categoria T12. Ele ficou atrás do turco Serkan Yildirin e do norte-americano Noah Malone, mas garantiu a medalha de bronze.
Cícero Valdiran, Atletismo arremesso de dardo F57 – Bronze
Outro bronze no atletismo foi conquistado por Cícero Valdiran, que garantiu o pódio na disputa de arremesso de dardo categoria F57, ficando atrás de Yorkinbek Ordilov, do Uzbequistão, e Muhammet Khalvandi, da Turquia.
Silvana Fernandes, Taekwondo K44 – Bronze
Consagrando a mais recente medalha brasileira, Silvana Fernandes, paratleta do Taekwondo K44 (classe para lutadores com comprometimento na coordenação e movimento nos braços), venceu a disputa contra o Cazaquistão e obteve medalha de bronze.
A brasileira superou a adversária por 28 a 3 na luta em Paris.
Natação, Revezamento 4x50m livre misto – Bronze
A equipe de revezamento 4x50m livre misto da natação formada por Talisson Glock, Patrícia Santos, Lídia Cruz, Daniel Mendes e Samuel Oliveira garantiu o bronze na Arena La Défense, em Paris.
Petrúcio Ferreira, Atletismo 100m T47 – Ouro
Conquistando sua terceira medalha de ouro, o paratleta Petrúcio Ferreira conquistou o primeiro lugar na prova de Atletismo 100m T47, classe para esportistas com transtorno do movimento de baixo a moderado grau em um dos braços ou ausência de membros.
Os outros dois pódios de primeiro lugar conquistados por Ferreira foram nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e Tóquio 2020.
Ricardo Mendonça, Atletismo 100m T37 – Ouro
O velocista brasileiro Ricardo Gomes de Mendonça conquistou uma medalha de ouro na prova dos 100m T37, classe de esportistas com transtorno do movimento e coordenação motora comprometida de forma moderada em um dos lados do corpo.
Com o tempo de 11seg07, o atleta foi responsável pelo terceiro ouro do Brasil no megaevento esportivo em Paris.
Talisson Glock, Natação medley 200m S6 – Bronze
O nadador Talisson Glock conquistou o bronze na Natação medley 200m S6 (classe para paratletas com comprometimento na coordenação motora de grau moderado em um dos lados do corpo, de alto grau no do tronco e pernas, com baixa estatura ou ausência de membros).
O pódio de Glock, que fechou a prova com 2min39s30s, veio após um recurso para validar sua classificação, segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O ouro ficou com o chinês Hong Yang (2min37s31) e a prata com o colombiano Nelson Corzo (2min38s04).
Júlio Cesar Agripino e Yeltsin Jacques, Atletismo 5 mil metros T11 – Ouro e Bronze
O segundo dia de provas na competição teve uma “dobradinha” brasileira no pódio dos 5 mil metros da classe T11 (pessoas com deficiência visual), com o paulista Júlio Cesar Agripino conquistando o ouro e Yeltsin Jacques garantindo o bronze. A prata ficou com o japonês Kenya Karasawa.
Agripino completou a prova com o tempo de 14min48s85 e quebrou o recorde mundial e paralímpico (14min53seg97), pertencente a Jacques. O vitorioso finalizou a prova com três segundos de vantagem sobre Karasawa (14min51s48). Já o sul-matogrossense Jacques, arrematou o bronze após com o tempo de 14min52s61.
Esta é a primeira medalha paralímpica de Júlio, que conquistou a prata na distância no Mundial de Kobe 2024, no Japão, ficando atrás de Jacques.
Catia Oliveira e Joyce Quinzote, Tênis de mesa WD5- Bronze
A dupla Catia Oliveira e Joyce Quinzote, da classe WD5 no Tênis de mesa conquistou. também nesta sexta-feira (30/08), a medalha de bronze na disputa contra a dupla sul-coreana formada por Su Yeon Seo e Jiyu Yoon.
Com 3 sets a 0, essa é a primeira medalha do tênis de mesa brasileiro nas Paralimpíadas de 2024 e a nona medalha no esporte paralímpico brasileiro.
Gabriel Araújo dos Santos, Natação 100m costas S2 – Ouro
O nadador Gabriel Araújo dos Santos conquistou nesta quinta-feira (29/08), na final dos 100m costas S2, a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris.
Porta-bandeira na cerimônia de abertura, Gabrielzinho, de 22 anos, confirmou seu favoritismo e foi o mais rápido na disputa, com o tempo de 1m53s67.
O russo Vladimir Danilenko (2m01s34) e o chileno Alberto Caroly Abarza Diaz (2m01s97) completaram o pódio.
Atual bicampeão mundial da prova, o brasileiro também já foi vice-campeão paralímpico dos 100m costas S2 – classe para atletas com grandes limitações físico-motoras.
O paratleta ainda brigará pelo pódio nos 100m borboleta S14 – classe para pessoas com deficiência intelectual -, após ter avançado na quarta posição.
Gabriel Bandeira, Natação 100 metros borboleta S14 – Bronze
A segunda medalha brasileira no primeiro dia de Jogos Paralímpicos foi conquistada pelo nadador Gabriel Bandeira. O atleta obteve bronze nos 100 metros borboleta S14.
O pódio foi completado por Alexander Hillhouse e William Ellard.
Phelipe Rodrigues, Natação 50m livre S10 – Prata
Já o nadador Phelipe Rodrigues faturou uma medalha de prata nas Paralimpíadas de Paris na prova dos 50m livre S10, categoria de atletas com comprometimento de baixo grau nos membros inferiores.
O pernambucano ficou poucos milésimos atrás do australiano Thomas Gallagher.
(*) Com Agência Brasil e Ansa