Terça-feira, 13 de maio de 2025
APOIE
Menu

Após as primeiras partidas das semifinais da Champions League, realizadas nos dois últimos dias de abril, a União Europeia de Futebol Associado (UEFA) realiza nesta quinta-feira (01/05) os jogos de ida das semifinais das suas outras duas competições de clubes: a Europa League e a Conference League.

No caso da Europa League, as partidas de ida acontecem na Inglaterra e no País Basco, território ao norte da Espanha.

Em Londres, o Tottenham enfrentará a surpreendente equipe norueguesa do Bodo/Glimt. Os ingleses chegaram a essa instância após derrotarem os holandeses do AZ nas oitavas de final, e os alemães do Eintracht Frankfurt nas quartas. Já a equipe da Lapônia, no norte da Noruega, superou os gregos do Olimpiacos nas oitavas, e a italiana Lazio nas quartas.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A outra semifinal terá seu jogo de ida na cidade de Bilbao, no País Basco, onde a equipe local do Athletic enfrentará o Manchester United. Os bascos eliminaram a italiana Roma nas oitavas e os escoceses do Rangers nas quartas. Já a equipe britânica deixou para trás outro time basco, a Real Sociedad, nas oitavas de final, e nas quartas venceu os franceses do Olympique de Lyon.

A final da Europa League, reunindo os vencedores dessas duas chaves, será disputada em jogo único, a ser disputado na cidade de Bilbao, no dia 21 de maio – mesmo que o Athletic seja eliminado, já que a decisão sobre a sede da partida foi tomada meses antes da definição dos finalistas.

O brasileiro Casemiro é um dos atletas que deve entrar em campo nesta jornada da Europa League
Manchester United / X

Conference League

No caso da Conference League, os jogos de ida acontecerão na Suécia e na Espanha.

Em uma das semifinais, o Real Bétis receberá em seu estádio, na cidade espanhola de Sevilha, a Fiorentina, da Itália. Os sevilhanos eliminaram os portugueses do Vitória de Guimarães nas oitavas de final, e os poloneses do Jagiellonia Białystok nas quartas. Já a equipe italiana superou os gregos do Panathinaikos nas oitavas e os eslovenos do Celje nas quartas.

Na outra chave, o Chelsea de Inglaterra viajará a Estocolmo para o jogo de ida contra o Djurgarden. Os londrinos despacharam o dinamarquês Copenhague nas oitavas e o polonês Legia Varsóvia nas quartas. Já os suecos deixaram para trás o Pafos do Chipre, nas oitavas de final, e o austríaco Rapid Viena, nas quartas.

A final da Conference League também será disputada em jogo único, na cidade de Breslávia, na Polônia, e tem data marcada para o dia 28 de maio.