Juan Manuel Izquierdo Viana cumpriu sua promessa, recordou o jornal El País, com sede no Uruguai. Antes do falecimento de seu avô, o jogador do Club Nacional, de Montevidéu, o havia prometido que seria campeão pelo Liverpool – por onde jogou na temporada passada, ganhou destaque e conquistou o renomado título do Campeonato Uruguaio de 2023.
“Não troco por nada toda a alegria e paz que sinto. Há alguns meses meu avô me deixou. Antes dele partir, eu prometi e cumpri”, foram as declarações do zagueiro relembradas pelo veículo uruguaio, que prestou homenagens a Izquierdo por meio de um artigo intitulado “Adeus a um guerreiro”.
O atleta do Nacional, Juan Izquierdo, de 27 anos, teve seu falecimento anunciado na noite desta terça-feira (27/08). O comunicado foi emitido pelo seu time junto com o Hospital Israelita Albert Einstein, sediado em São Paulo, onde o jogador se encontrava hospitalizado.
Segundo a equipe médica, a motivação do óbito teria decorrido de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada a uma arritmia cardíaca. Os últimos boletins médicos emitidos pela sede hospitalar já indicavam uma piora no quadro.
Izquierdo foi socorrido em 22 de agosto, em meio aos 84 minutos da partida entre São Paulo e Nacional no Estádio do Morumbi, na capital paulista, na disputa das oitavas de final da Copa Libertadores. O zagueiro aparentou perder o equilíbrio e desmaiou no campo.
“O Nacional de Montevidéu está de luto por ele, o Uruguai está de luto por ele, mas principalmente o futebol está de luto por ele”, destacou o jornal argentino Clarín, ressaltando que sua morte impacta, sobretudo, sua família, incluindo seus dois filhos pequenos – um de dois anos e outro recém-nascido.
“Porque aos 27 anos ele ainda tinha uma vida pela frente. Ele veio fazendo o que mais gostava, em campo e cumprindo a promessa que havia feito ao avô, com quem agora se encontrará do outro lado da vida”, acrescentou o veículo do país platino.
O falecimento também chocou a Ásia. O portal sul-coreano de notícias Osen descreveu a morte de Izquierdo como “um acontecimento chocante” e destacou o fato de o jogador ter tido seu segundo filho há apenas duas semanas de sua última partida: “ele caiu durante o jogo e nunca mais conseguiu se reerguer”.
O jornal uruguaio El Observador compartilhou uma mensagem “dura e emotiva” redigida por Selena, esposa de Izquierdo: “hoje uma parte de mim morre com você”.
Ao lembrar de seus dois filhos, Selena expressou sua profunda dor, no entanto, amor por Juan. Revelou também uma tatuagem que ambos compartilhavam. Nela, a escritura: “No te amo con el corazón porque se detiene, te amo con el alma porque es eterna” (“Não te amo com o coração porque ele para, te amo com a alma porque ela é eterna”).
“Hoje tive que me despedir da minha metade, o amor da minha vida. Para muitos, Juan Izquierdo; para mim, Juanma, meu melhor amigo, meu esposo, o pai dos meus filhos, minha dupla incondicional. Hoje uma parte de mim morre com você”, escreveu.
‘Um dia triste para o futebol’
Em nota publicada na noite de terça-feira, o São Paulo, time com quem Izquierdo realizou seu último jogo, lamentou a notícia com “profunda tristeza”.
“Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do Nacional”, escreveu o clube.
Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do @Nacional.
Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de… pic.twitter.com/DMC9aHAvmU
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 28, 2024
No jogo de domingo (25/08) contra o Vitória, pelo Brasileirão, também no Estádio do Morumbi, os jogadores do São Paulo prestaram uma homenagem a Izquierdo, que até então seguia internado no Hospital Israelita Albert Einstein. A equipe entrou em campo com uma camisa azul, em alusão às cores do Uruguai, com a frase estampada “Fuerza Izquierdo” (“Força Izquierdo”).
De luto com a “perda irreparável”, o Nacional reiterou que Izquierdo “estará conosco para sempre”.
Con el más profundo dolor e impacto en nuestros corazones, el Club Nacional de Football comunica el fallecimiento de nuestro querido jugador Juan Izquierdo.
Expresamos nuestras más sinceras condolencias a su familia, amigos, colegas y allegados.
Todo Nacional está de luto por… pic.twitter.com/mYU28mqw6m
— Nacional (@Nacional) August 28, 2024
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) expressou suas condolências em uma breve mensagem na rede social X, afirmando que “lamenta profundamente a ida de Juan Izquierdo”. A Associação Uruguaia de Futebol falou em “profunda dor”, enquanto os órgãos nacionais dos países sul-americanos como Argentina, Peru, Paraguai e Colômbia estenderam suas condolências à família e amigos de Izquierdo.