Seleção masculina de Vôlei estreia na Liga das Nações contra o Irã
Equipe comandada por Bernardinho entrará em quadra às 17h30, no Ginásio do Maracanãzinho, no RJ; time feminino também disputa campeonato
A seleção brasileira masculina de vôlei inicia nesta quarta-feira (11/06) a campanha pelo bicampeonato na Liga das Nações de Vôlei (LNV). O técnico Bernardinho definiu os 14 jogadores relacionados para a estreia contra o Irã, às 17h30 (horário de Brasília), no Ginásio do Maracanãzinho.
Por conta de uma lesão no ombro, o ponteiro e capitão Lucarelli não jogará esta primeira semana do torneio, que vai até domingo (15/06), no Rio de Janeiro. A faixa de capitão ficará com o central Flávio Gualberto, campeão italiano pelo Trentino.
O primeiro título brasileiro na LNV foi conquistado em 2021, quando a equipe era comandada pelo técnico Renan dal Zotto.
O treinador, duas vezes campeão olímpico no comando da amarelinha (edições de Atenas 2004 e Rio 2016), convocou ao todo 30 jogadores para a primeira competição internacional da nesta temporada.
A seleção passa por processo de renovação após o fiasco na Olimpíada de Paris. Na ocasião, os brasileiros sequer avançaram às quartas de final: amargaram três derrotas (Polônia, Itália e Estados Unidos) e ganharam apenas um confronto (Egito) na fase de grupos.
Dos 30 convocados, 20 atletas atuam no Brasil e chamaram atenção de Bernardinho por se destacaram na Superliga 2025. No ataque, o ponteiro Adriano Xavier anotou 445 pontos para o Campinas, atual vice-campeão, e está no top 10 dos jogadores mais efetivos no torneio. Da mesma equipe paulista, foi chamado o central Judson, terceiro melhor bloqueador da Superliga.
Outro bloqueador de relevância que ganhou espaço na seleção é o central Pietro (Praia Clube). Na armação das jogadas, a seleção contará com os líberos Maique (Minas) e Douglas Pureza (Bauru) – a dupla está no top 3 da Superliga – além de Filipinho (Joinville) e Alê Elias (Cruzeiro, atual campeão da Superliga). Outros dois jogadores que brilharam pelo Cruzeiro também foram chamados: o levantador Matheus Brasília e o oposto Opperkoski.
Ver | Pênalti inexistente elimina Palestina da Copa de 2026
Ver | Pep Guardiola denuncia genocídio em Gaza ao ser titulado doutor honoris causa
Recém-anunciado como novo reforço do Verona (Itália), Darlan segue com vaga cativa na seleção de Bernardinho. O oposto foi o atleta que mais somou pontos de saque na Superliga: foram 62 aces.
Entre os brasileiros que jogam no exterior, além do capitão Flávio Gualberto, estão o oposto Chizoba (Cuprum Stilon Gorzów) – terceiro maior pontuador da liga polonesa, com 381 pontos em 21 partidas – e o central Guilherme Voss, campeão francês pelo Tours Volley-Ball.
O time pode variar ao longo da fase preliminar. A cada semana, Bernardinho relacionará 14 jogadores e quatro reservas. O time da estreia contra o Irã contará como os levantadores Cahopa e Brasília; os opostos Darlan e Sabino; os ponteiros Adriano, Honorato, Lukas Bergmann, Maicon e Arthur Bento; os centrais Judson, Thiery e Flávio; e os líberos Maique e Alê Elias. No banco de reservas estarão os opostos Alan e Chzoba, os centrais Matheus Pinta, e o levantador Rhendrick.
Formato da Liga das Nações de Vôlei
A competição reúne as 18 melhores seleções do mundo na fase preliminar, com 15 rodadas. As equipes constam do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Além de atuar em casa, a seleção jogará nos Estados Unidos e no Japão.
Apenas as oito primeiras colocadas na fase preliminar, avançarão às quartas de final (eliminatória). Vale destacar que a China tem vaga assegurada no mata-mata da LNV, por sediar a fase final da competição, entre 30 de julho e 3 de agosto.

Alexandre Loureiro / COB
Confira os jogos do Brasil na Ligas das Nações de Vôlei Maculino:
11 de junho (quarta-feira): Brasil x Irã, 17h30 – Rio de Janeiro, Brasil
12 de junho (quinta-feira): Brasil x Cuba, 17h30 – Rio de Janeiro, Brasil
14 de junho (sábado): Ucrânia x Brasil, 10h – Rio de Janeiro, Brasil
15 de junho (domingo): Brasil x Eslovênia, 10h – Rio de Janeiro, Brasil
25 de junho (quarta-feira): Canadá x Brasil, 18h – Chicago, EUA
26 de junho (quinta-feira): Brasil x China, 18h – Chicago, EUA
28 de junho (sábado): Brasil x Itália, 18h – Chicago, EUA
29 de junho (domingo): Brasil x Polônia, 18h – Chicago, EUA
16 de julho (quarta-feira): Argentina x Brasil, 0h – Chiba, Japão
18 de julho (sexta-feira): Brasil x Japão, 7h20 – Chiba, Japão
19 de julho (sábado): Turquia x Brasil, 3h30 – Chiba, Japão
20 de julho (domingo): Alemanha x Brasil, 2h30 – Chiba, Japão
Liga Feminina
Já na Liga das Nações Feminina, na qual já foram disputadas quatro rodadas, o Brasil aparece na quinta posição da tabela, com três vitórias e uma derrota – empatada com a quarta colocada Polônia, mas perdendo nos critérios de desempate.
Brasileiras e polonesas estão atrás de Japão, Itália e Turquia, que estão invictas até este momento da competição.
A próxima rodada da Liga das Nações Feminina acontece na próxima quarta-feira (18/06). Confira abaixo os próximos jogos da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino nesse torneio:
18 de junho (quarta-feira): Bélgica x Brasil, 10h – Istambul, Turquia
20 de junho (sexta-feira): Canadá x Brasil, 13h30 – Istambul, Turquia
21 de junho (sábado): República Dominicana x Brasil, 10h – Istambul, Turquia
22 de junho (domingo): Turquia x Brasil, 13h30 – Istambul, Turquia
9 de julho (quarta-feira): Bulgária x Brasil, 0h – Chiba, Japão
10 de julho (quinta-feira): França x Brasil, 3h30 – Chiba, Japão
11 de julho (sexta-feira): Polônia x Brasil, 7h20 – Chiba, Japão
13 de julho (domingo): Japão x Brasil, 6h45 – Chiba, Japão
