Terça-feira, 22 de abril de 2025
APOIE
Menu

A próxima Copa do Mundo, maior campeonato de futebol do planeta, terá sua edição de 2026 realizada em conjunto pelos três países da América do Norte: Estados Unidos, Canadá e México.

Esta será uma copa diferente, já que a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), organizadora da competição, decidiu utilizar pela primeira vez o formato com 48 países participantes – a fórmula anterior, com 32 seleções, vigorou nas últimas sete edições do torneio, entre 1998 e 2022.

Com os três anfitriões já classificados de antemão, 207 nações vêm disputando, desde outubro de 2023, as 45 demais vagas, e quatro delas já foram conquistadas através das Eliminatórias.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A Argentina, campeã mundial de 2022, lidera as Eliminatórias da América do Sul e já alcançou a pontuação suficiente para carimbar seu passaporte e garantir que estará na Copa, para tentar defender o título conquistado há três anos, no Catar.

A vaga da Argentina foi conquistada após a goleada de 4×1 contra o Brasil, em Buenos Aires, no último dia 25 de março.

O Brasil ocupa a quarta colocação do torneio classificatório sul-americano, com 21 pontos, e precisa de mais duas vitórias e um empate para garantir matematicamente a sua classificação, nos quatro últimos jogos da disputa – dois em casa, contra Paraguai e Chile, e dois fora de casa, contra Equador e Bolívia.

A seleção da Argentina é uma das que já garantiram a sua classificação para a Copa de 2026
FIFA / X

Outros classificados

Na mesma rodada em que a Argentina garantiu sua vaga, outras três seleções também alcançaram a mesma façanha, sendo duas da Ásia e uma da Oceania.

Nas Eliminatórias asiáticas, o Irã e o Japão foram os países que confirmaram antecipadamente a sua classificação.

A equipe iraniana definiu sua classificação após empate em 2×2 contra o Uzbequistão. Já os japoneses obtiveram a vaga vencendo o Bahrein por 2×0.

A outra vaga foi conquistada pela Nova Zelândia, que se sagrou campeã das Eliminatórias da Oceania, ao vencer a Nova Caledônia na final, pelo placar de 3×0.

Portanto, atualmente há sete países já garantidos na Copa do Mundo de 2026: Argentina, Canadá, Estados Unidos, Irã, Japão, México e Nova Zelândia.

As demais 41 vagas devem ser preenchidas até março de 2026.

A Copa do Mundo acontecerá entre os dias 11 de junho e 19 de julho de 2026.

 

Com informações da FIFA.