Terça-feira, 10 de junho de 2025
APOIE
Menu

Atual número 3 do mundo, o carioca Hugo Calderano arrancou a classificação às oitavas de final de simples do Mundial de Tênis de Mesa ao vencer de virada o cazaque Kirill Gerassimenko (59º no ranking) por 4 sets a 2 em Doha (Catar). Nesta quarta-feira (21/05), o brasileiro foi surpreendido no início da partida, ao perder os dois primeiros sets por 9/11. Passado o susto, Calderano se recuperou e ganhou as quatro parciais seguintes – 11/5, 12/10, 11/9 e 11/7 – selando a classificação após mais de uma hora de embate. Principal competição do calendário do tênis de mesa, o Mundial distribui 2.000 pontos aos campeões.

O próximo adversário será o nigeriano Quadri Aruna (31º), cabeça de chave número 10. A partida será nesta quinta (22/05), em horário ainda a ser definido pelos organizadores.

“Nunca é fácil sair de uma desvantagem de dois a zero, mas consegui me encontrar durante a partida”, comemorou Calderano, em entrevista à Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, na sigla em inglês).

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Quem também disputará as oitavas nesta quinta (22/05) será a paulista Bruna Takahashi (16ª no ranking), que terá a difícil missão de passar pela chinesa Chen Xingtong, atual número 3 do mundo. O duelo começou às 7h (no horário de Brasília).

Nas oitavas, Calderano (3º no ranking mundial) enfrenta o nigeriano Quadri Aruna (31º)
Hugo Calderano/X

Tênis

Já em outro esporte de raquete, o tênis, a atleta paulistana Beatriz Haddad Maia emplacou a segunda vitória seguida no WTA 500 de Estrasburgo (França) e avançou as quartas de final de simples. Seu próximo jogo começou às 7h10 (horário de Brasília) também desta quinta-feira (22/05). Atual 23ª no ranking, Bia terá pela frente a norte-americana Emma Navarro, número 9 do mundo e cabeça de chave 2. O torneio em piso de saibro antecede Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada, com início no próximo domingo (25/05).

Nesta quarta (21/05), a brasileira assegurou a classificação ao derrotar Ashlyn Krueger (Estados Unidos) por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (3) e 6/3. Desde janeiro, no Aberto da Austrália, Bia não vencia dois jogos seguidos em competição da WTA.

“Estou feliz com o meu trabalho de hoje e de ontem. Eram duas jogadoras duras e agressivas, que sacam bem. Eu tentei focar bastante nas coisas que venho treinando com meu time. Bem feliz com minha mentalidade, continuei me dando uma chance”, disse Bia, em entrevista em quadra após a vitória.

A parceria de Luisa Stefani com a húngara Time Babos avançou direto às semifinais de duplas femininas nesta quarta, depois que a tcheca Marie Bouzkova se retirou do torneio por conta de uma lesão na coxa esquerda. Bouzkova enfrentaria Stefani e Babos nas quartas de final, em parceria com a russa Alexandra Panova. A dupla da brasileira busca também uma vaga na final em partida nesta quinta, em duelo contra as favoritas Gabriela Dabrowski (Canadá) e Erin Routliffe (Nova Zelândia). Em fevereiro, a parceria de Stefani com Babos faturou o título de duplas femininas do WTA 500 de Linz (Áustria).

(*) Com Agência Brasil