Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
APOIE
Menu

Em uma das suas primeiras ordens executivas do novo prefeito de Nova York, Zohran Mamdani revogou diversas medidas favoráveis ao lobby sionistas adotadas por seu antecessor, Eric Adams, em setembro de 2024.

Entre as medidas revogadas por Mamdani está proibição do movimento por Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) a empresas e entidades que colaboram com os crimes cometidos pelo Estado de Israel ou por colonos israelenses contra as comunidades palestinas na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

Também foi revogada a proibição de protestos em sinagogas e lei que adotava oficialmente a definição de antissemitismo defendida pela Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA, por sua sigla em inglês), a qual é criticada por diversos acadêmicos que a consideram como um instrumento de equiparação do antissionismo com o antissemitismo, gerando assim a criminalização de qualquer crítica ao sionismo.

A decisão de se afastar da definição de antissemitismo da IHRA é similar à adotada pelo Brasil em julho de 2025, quando o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva abandonou política de alinhamento ao sionismo iniciada em 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro.

Mais lidas

Juramento sobre o Alcorão

As ordens executivas foram anunciadas por Mamdani ainda nesta quinta-feira (01/01), em seu primeiro dia de trabalho como prefeito de Nova York.

Mamdani é o primeiro prefeito muçulmano da história da maior urbe dos Estados Unidos. Durante sua cerimônia de posse, ele fez o juramento com a mão sobre dois exemplares do Alcorão, o livro sagrado do Islã, tornando-se o primeiro prefeito da cidade de Nova York a fazer tal gesto.

Horas depois, ele contou que um dos livros usados no juramento foi dado a ele por seu avô, e que o outro exemplar usado pertenceu a Arturo Schomburg, um escritor e historiador portorriquenho, e foi emprestado ao prefeito pela biblioteca pública de Nova York.

Zohran Mamdani assumiu a Prefeitura de Nova York no primeiro dia do ano de 2026
Democracy Now / X

Socialista Democrático

Mamdani foi eleito como candidato do Partido Democrata, mas na verdade pertence ao movimento Socialistas Democráticos da América (DSA, por sua sigla em inglês), o mesmo do qual faz parte o senador e ex-pré-candidato presidencial Bernie Sanders.

Sua candidatura pelo Partido Democrata foi oficializada quando ele venceu as prévias da legenda, em junho do ano passado, superando o ex-governador novaiorquino Andrew Cuomo por 56,4% a 43,6%.

Em novembro, na disputa eleitoral regular, Mamdani voltou a vencer Cuomo, que, apesar de ser membro histórico dos Democratas, competiu como candidato independente com apoio declarado do presidente estadunidense Donald Trump, membro do Partido Republicano e do movimento de extrema direita Make America Great Again (MAGA).

Nesse triunfo de novembro, decisivo para sua eleição, o socialista democrático obteve 50,8% dos votos, contra 41,3% do ex-governador.

Na cerimônia de posse, nesta quinta, esteve presente o seu antecessor, Eric Adams, membro do Partido Democrata e autor dos decretos revogados por Mamdani em seu primeiro dia no cargo.

A presença de Adams na posse foi uma surpresa, já que ele havia dito, anteriormente, que não participaria do evento. Porém, em declaração à imprensa local, o agora ex-prefeito disse que mudou de ideia na última hora e decidiu “fazer o gesto político de demonstrar nossa responsabilidade em garantir uma transição de poder tranquila e pacífica”.

Com informações do Haaretz e do Middle East Eye.