Mamdani ensina como os imigrantes devem responder às investidas do ICE
Em vídeo, prefeito eleito de Nova York afirma ser possível enfrentar Agência de Imigração e Alfândega se todos conhecerem seus direitos: ‘proteja seus vizinhos’
O presidente eleito de Nova York, Zohran Mamdani, publicou um vídeo neste domingo (07/12) com orientações diretas de como os imigrantes devem proceder diante das abordagens do ICE, a Agência Federal de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos.
Reiterando que “Nova York é e sempre será uma cidade para todos os imigrantes” e pedindo aos cidadãos que “protejam seus vizinhos”, Mamdani recomendou “calma” nas abordagens e garantiu: “todos podemos enfrentar o ICE se soubermos os nossos direitos”.
No vídeo, o futuro prefeito de Nova York reforça que os imigrantes têm o direito de recusar conversas e mesmo as ordens dos agentes federais. E explica que é permitido filmar as abordagens e rejeitar os pedidos de entrada em espaços privados.
“O ICE mostrará documentos e dirá que tem o direito de te prender. Legalmente, o ICE tem permissão para mentir a você, e você o direito de permanecer em silêncio”, afirmou Mamdani.
Know your rights. Protect your neighbors.
New York is — and always will be — a city for all immigrants. pic.twitter.com/nuntRzgEwq
— Zohran Kwame Mamdani (@ZohranKMamdani) December 7, 2025
Filho de imigrantes e primeiro muçulmano prefeito de Nova York, o socialista assumirá o cargo em 1º de janeiro. Aos imigrantes, ele enfatizou que os agentes do ICE não podem entrar em locais como residências, escolas ou áreas privadas de ambientes de trabalho sem um mandado assinado por um juiz.
“Você tem o direito de dizer ‘não dou o meu consentimento para que entrem e tenho direito de manter a minha porta fechada’”, orientou. Já nos casos de detenção, ele orientou que os imigrantes perguntem reiteradamente aos agentes: “posso ir?”, até receberem uma resposta.
No vídeo, Mamdani também promete assegurar o direito constitucional dos protestos na cidade. “Nova York sempre dará as boas-vindas para os imigrantes e lutarei todos os dias para garantir que nossos irmãos e irmãs imigrantes sejam protegidos, apoiados e celebrados”, declarou.
Protestos
As orientações do futuro prefeito foram postadas em meio às controversas ações federais que continuam em Manhattan. No mesmo domingo (07/12), centenas de pessoas se reuniram em um parque infantil no Queens, para denunciar a separação forçada de um menino migrante de 6 anos, Yuanxin Zheng, de seu pai, Fei Zheng.
O caso ocorreu no final de novembro, quando ambos foram detidos por agentes federais de imigração durante uma checagem que acreditavam ser de rotina, segundo relata The New York Times. Yuanxin é um dos mais jovens migrantes separados de um dos pais pelas autoridades em Nova York desde o início da nova ofensiva federal.
Na data da prisão, o menino estava matriculado na Escola Pública 166, em Astoria, e muitos dos participantes do protesto tinham vínculos diretos com a comunidade escolar. O protesto reuniu famílias, professores, vizinhos e lideranças comunitárias, que responsabilizaram a política federal de deportações pela ruptura de laços familiares e pelo trauma imposto às crianças migrantes.
Segundo a reportagem do NYT, desde o início do segundo mandato de Trump até meados de outubro, 140 crianças foram presas pelo ICE na cidade. Consideras as demais regiões do país, o número de prisões atinge 2.600 crianças, segundo o Projeto de Dados sobre Deportação da Universidade de Berkeley.























