Trump se diz aberto à possibilidade de retirar ICE de Minnesota
Após as mortes de dois cidadãos norte-americanos no sábado, o mandatário disse ao jornal The Wall Street Journal que o Serviço de Imigração e Alfândega ‘fez um trabalho fenomenal’
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (25/01) estar aberto à possibilidade de retirar os agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) de Minneapolis, embora não tenha indicado um prazo para a eventual saída.
A declaração foi feita durante uma entrevista por telefone ao The Wall Street Journal após as mortes de dois cidadãos norte-americanos por agentes federais em Minneapolis.
“Em algum momento, nós iremos embora. Já fizemos isso, eles fizeram um trabalho fenomenal”, afirmou o republicano.
De acordo com o mandatário norte-americano, a intensificação da fiscalização migratória em Minnesota foi motivada por um suposto “escândalo generalizado” de fraude em programas de assistência social, envolvendo comunidades de imigrantes somalis.
Durante a entrevista, Trump também comentou o caso do homem morto a tiros por um agente federal durante protestos no último fim de semana. Alex Jeffrey Pretti, de 37 anos, morreu durante uma operação de imigração em Minneapolis, no sábado (24/01).
O líder norte-americano evitou dizer diretamente, quando questionado duas vezes, se a ação do agente foi correta e afirmou que o governo ainda está investigando o episódio: “estamos analisando tudo e avaliando, e tomaremos uma decisão sobre isso”.
Embora tenha evitado um julgamento direto, Trump criticou a vítima, Alex Pretti, por supostamente portar uma arma durante o protesto – apesar de haver imagens em vídeo feitas durante o ataque mostrando que ele estaria desarmado.
Conversa com o governador de Minnesota
Além disso, nesta segunda (26/01), Trump conversou por telefone com o governador de Minnesota, Tim Walz, sobre os recentes acontecimentos em Minneapolis. O republicano acrescentou que a ligação foi “muito boa”.
De acordo com o mandatário, o democrata pediu que os dois pudessem “trabalhar juntos” para conter a crise desencadeada por agentes do ICE, que assassinaram duas pessoas em janeiro durante as suas operações.
Trump afirmou em em suas redes sociais que a “ligação foi muito boa”, e disse a Walz que Tom Homan ligaria para ele e que quer todos os criminosos sob custódia. Com todo o respeito, o governador entendeu. A criminalidade também diminuiu em Minnesota, mas tanto o governador Walz quanto eu ainda queremos melhorar”.
A procuradora-geral Pam Bondi, por sua vez, enviou nos últimos dias uma carta ao governador de Minnesota, instando-o a revogar as políticas de asilo e permitir que a Divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça tenha acesso aos registros eleitorais do estado.
(*) Com Ansa
























