Terça-feira, 7 de julho de 2026
APOIE
Menu

O Partido Comunista da Áustria (KPÖ) venceu, com 35,6% dos votos, as eleições municipais em Graz, segunda maior cidade da Áustria, a cerca de 180 quilômetros de Viena. O pleito aconteceu no último domingo (28/06), consolidando a legenda como principal força política local, em sua segunda vitória consecutiva, agora, com crescimento de sete pontos em relação ao pleito de 2021.

Na época, a atual prefeita, Elke Kahr, surpreendeu o cenário político austríaco ao derrotar o Partido Popular Austríaco (ÖVP). Agora, a comunista reforça sua liderança na cidade de cerca de 350 mil habitantes, que ganhou projeção internacional em junho de 2025, quando um jovem de 21 anos matou dez pessoas em sua antiga escola, antes de cometer suicídio.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Siga!
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize!

A reeleição dos comunistas vai na contramão do avanço da extrema direita no país, representada pelo Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), que obteve apenas 12% dos votos no munícipio. O ÖVP, por sua vez, conquistou o segundo lugar, com aproximadamente 25,6%; seguido pelos Verdes, com 13,9%.

A gestão de Kahr tem como principais bandeiras o acesso à habitação e à infraestrutura urbana, além da  participação cidadã e incentivos ao transporte público.

Mais lidas

Comunistas vencem eleições em Graz e ampliam liderança na segunda maior cidade da Áustria
Reprodução vídeo / Holding Graz

Com o resultado favorável das urnas, o KPÖ ampliou sua bancada local de 15 para 18 representantes, vencendo em 12 dos 17 distritos do município, com desempenho expressivo nas áreas mais urbanas e populosas da cidade. Em Gries, por exemplo, os comunistas alcançaram 49% dos votos; em Jakomini, 45,3%; e, em Lend, 43,2%.

O KPÖ ainda não conseguiu retornar ao Parlamento austríaco, permanecendo abaixo da cláusula de barreira em 4%, apesar de quase duplicar seus votos nas eleições legislativas do país, em setembro de 2024.