Bernie Sanders em fotos: da prisão nos anos 1960 ao desejo de enfrentar Trump em 2020

Sanders já foi preso por participar de protestos, defendeu a descriminalização do aborto, foi eleito e reeleito prefeito, congresssista e, agora, quer ser o candidato democrata à Presidência

O senador por Vermont Bernie Sanders é, atualmente, o favorito a corrida para a escolha do candidato do Partido Democrata nas eleições deste ano nos Estados Unidos. Pesquisas de intenção de voto o mostram à frente de pesos-pesados como o ex-vice-presidente Joe Biden no processo para decidir quem irá enfrentar Donald Trump em novembro.

Sanders - que não é originalmente democrata, mas sim independente - está na vida pública desde os tempos de estudante na Universidade de Chicago, nos anos 1960. Desde então, já foi preso por participar de protestos, se manifestou a favor da descriminalização do aborto, foi eleito e reeleito prefeito, deputado e senador e, agora, tenta ser o 46º presidente dos EUA. Veja, a seguir, fotos da trajetória de Sanders até a campanha deste ano:


Bernie (centro) ainda criança, com a família. Pai do senador fugiu da Polônia para os EUA (Foto: Bernie Sanders/Facebook)


Sanders em foto de 1959 (Wikimedia Commons)


Como estudante universitário e ativista na Universidade de Chicago, na década de 1960


O então estudante Sanders sendo preso em um protesto antirracista, em 1963 (Reprodução/YouTube)


Sanders em 1982, com seus apoiadores na campanha à prefeitura de Burlington, Vermont (Rob Swanson/Reprodução)


Em novembro de 1983, já prefeito, Sanders se juntou a manifestantes que protestavam contra locaute patronal (Reprodução)


Em 1998, anunciando que não concorreria a um novo mandato de prefeito (CCTV)


Em 1986, Sanders participou de uma marcha a favor do direito das mulheres de abortar


Em 1993, o então deputado Bernie Sanders se encontrou com a então primeira-dama (e futura rival) Hillary Clinton (Wikimedia)


Em 2015, pouco após lançar sua candidatura à presidência. No ano seguinte, seria derrotado por Hillary (Wikimedia Commons)


Em 2020, Bernie Sanders tenta pela segunda vez ser o candidato democrata à Presidência dos EUA

Comentários