Domingo, 28 de junho de 2026
APOIE
Menu

A delegação iraniana que participou das negociações neste domingo (21/06) na Suíça protestou junto aos Estados Unidos contra as recentes ameaças do presidente Donald Trump à liderança iraniana e de novos ataques.

O líder da Casa Branca afirmou  que pode voltar a atacar o território iraniano caso o país continue a fazer uma “guerra por procuração” no sul libanês – região que está sendo alvo de ataques israelenses, diante do projeto ilegal expansionista chamado “Grande Israel”.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Siga!
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize!

“O Irã deve parar imediatamente seus ALIADOS bem pagos no Líbano de causar problemas”, escreveu na rede social Truth Social. “Se não pararem, vamos atingir o Irã com muita força novamente, assim como fizemos na semana passada, só que com mais força ainda!!!”.

A declaração vem em meio a uma viagem de seu vice-presidente, J. D. Vance, à Suíça para tratativas de finalização do acordo de cessar-fogo entre os Estados Unidos e o Irã.

Mais lidas

Diante disso, representantes do país persa salientam que, de acordo com a cláusula 1 do memorando de entendimento, qualquer ameaça constitui uma grave violação do acordo inicial. Além disso, de acordo com fontes da mídia iraniana, eles estão avaliando opções de resposta adequadas aos ataques verbais de Trump.

A agência de notícias Tasnim informou, citando uma fonte familiarizada com o assunto, que as ameaças de Trump interromperam as negociações na Suíça e lançaram dúvidas sobre a sua continuação.

Por sua vez, o principal negociador do Irã e presidente do Parlamento, Mohammad Bagher Ghalibaf, comentou: “É melhor que eles tenham cuidado com suas declarações; nossas forças armadas estão prontas para responder de outras maneiras. Independentemente do que digam, nós é que agimos”.

“Será que eles não pensam que, se suas ameaças tivessem surtido algum efeito, não teriam chegado ao desespero de hoje? Não levamos as ameaças dos americanos a sério”, afirmou ele em sua conta no X.

Enquanto delegações de ambos os países se reuniam na Suíça no domingo para resolver o conflito diplomaticamente, o ocupante da Casa Branca emitiu um alerta severo ao Irã em relação ao fechamento do Estreito de Ormuz.

Segundo o jornalista da Fox News, Trey Yingst, o presidente dos EUA alertou as autoridades iranianas contra o fechamento do estreito. “Se vocês fecharem, ficarão sem país”, disse Trump. “Vocês não vão nem conseguir voltar para o seu maldito país”, acrescentou.

Trump também afirmou que Washington poderia se tornar o “anjo da guarda” do Estreito de Ormuz e ficar com 20% do petróleo . “Se necessário, assumiremos o controle do estreito […] Vou ferrá-los”, alertou o presidente.

Trump também aconselhou o presidente iraniano Masoud Pezeshkian a ter cuidado com o que diz e a se comportar bem, ou perderá o país.

(*) com RT em espanhol