Irã condena ataque dos EUA próximo ao aeroporto de Bandar Abbas: ‘violação do direito internacional’
Teerã pede que Conselho de Segurança da ONU cumpra dever legal e responsabilize governo norte-americano por agressão
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baghaei, condenou veementemente nesta quinta-feira (28/05) a agressão militar dos Estados Unidos contra alvo próximo ao aeroporto na cidade iraniana de Bandar Abbas.
Ele apontou que o ataque desta manhã ameaça a integridade territorial e a soberania nacional do Irã e foi uma flagrante violação do direito internacional e da Carta das Nações Unidas.
Denunciando repetidas violações do cessar-fogo pelos Estados Unidos, Baghaei recordou ataques norte-americanos a navios comerciais no Golfo Pérsico e em alto-mar, bem como seus ataques aéreos às regiões do sul do Irã nos últimos dias.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano enfatizou que Teerã tomará todas as medidas necessárias para defender sua soberania nacional e integridade territorial de acordo com a Carta da ONU.
Nesse sentido, ele afirmou que o Conselho de Segurança da ONU é obrigado a cumprir sua responsabilidade legal de exigir responsabilização pela agressão dos EUA.

Irã condena ataque norte-americano próximo a aeroporto de Bandar Abbas: ‘violação do direito internacional’
IRNA
Ataque
A agência Reuters informou nesta quinta-feira (28/05) que o Exército dos EUA bombardeou uma instalação militar iraniana na área do Estreito de Ormuz, em meio à frágil trégua entre Washington e Teerã e às negociações para alcançar a paz.
Segundo a fonte, o local militar representava uma “ameaça às forças dos EUA e ao tráfego marítimo comercial no Estreito de Ormuz.”
Ao mesmo tempo, o jornal Fars News do Irã informou que três explosões foram ouvidas em Bandar Abbas, um dos principais portos do país persa localizado na estratégica via navegável.
























