Terça-feira, 31 de março de 2026
APOIE
Menu

Apesar das declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, de que o país interromperia os ataques por cinco dias, a guerra continua nesta terça-feira (24/03), com forte ofensiva iraniana sobre Tel Aviv, em retaliação a ataques noturnos promovidos por Israel e Estados Unidos.

Nesta manhã, mísseis iranianos atingiram diversas áreas da região central de Tel Aviv, causando danos significativos à infraestrutura urbana. De acordo com a mídia israelense, os ataques resultaram em pelo menos quatro pontos de impacto, incluindo um acerto direto em um prédio.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

Um dos mísseis caiu em uma rua movimentada, provocando incêndios em veículos e danos severos a três edifícios e deixando, pelo menos, seis pessoas feridas. A polícia informou que a ogiva utilizada tinha cerca de 100 kg. Além disso, destroços de interceptações caíram em áreas como Rosh HaAyin, causando danos menores.

A ofensiva iraniana ocorre em retaliação a uma série de ataques noturnos de Israel e dos Estados Unidos nesta segunda-feira (23/03). Bombardeios atingiram áreas residenciais em Tabriz, no noroeste do Irã, deixando pelo menos seis mortos e nove feridos, além da destruição de unidades habitacionais.

Mais lidas

Autoridades iranianas também relataram danos a instalações energéticas, incluindo estruturas de gás em Isfahan e um gasoduto no sudoeste do país.

Ataques nesta manhã

O Exército israelense disse ter conduzido ataques aéreos contra instalações de armazenamento de mísseis balísticos e prédios ligados à inteligência do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) e do Ministério da Inteligência em Teerã.

O Comando Central dos Estados Unidos confirmou a continuidade dos ataques contra alvos iranianos, ao mesmo tempo em que Teerã amplia sua resposta com mísseis e drones direcionados a países do Golfo, como Bahrein, Arábia Saudita e Kuwait.

A Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) também informou ter derrubado um drone armado Hermes nos céus de Teerã nesta terça-feira (24/03). O número de drones destruídos desde o início da guerra ultrapassou 130, segundo o IRGC.

Irã intensifica ofensiva contra Tel Aviv após ataques noturnos de Israel e EUA
Tasnim

Declarações de Trump

Autoridades iranianas desmentiram nesta segunda-feira (23/04) que o país esteja realizando negociações com os Estados Unidos, como postado por Donald Trump, em suas redes sociais. “Desta vez, o Irã está falando sério; eles querem se estabelecer. Eles querem paz”, disse Trump, propondo o cessar dos ataques por cinco dias.

Nesta segunda-feira (23/03), Mohammad Bagher Ghalibaf, presidente do parlamento iraniano, afirmou que não há negociações em curso com os Estados Unidos, destacando a tentativa de Trump de “escapar do atoleiro em que os EUA e Israel estão presos”.

O esforços diplomáticos, no entanto, seguem em curso. O chanceler iraniano, Abbas Araghchi, e seu homólogo egípcio conversaram por telefone nesta manhã e concordaram em “continuar as consultas” com atores regionais e internacionais para tentar conter a escalada.

Em entrevista à Al Jazeera, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Paquistão, Tahir Andrabi, disse que “se as partes desejarem, Islamabad está sempre disposta a sediar negociações”.

Desde o início da guerra, em 28 de fevereiro, o Irã contabiliza ao menos 1.500 mortos e mais de 18 mil feridos. Em Israel, são 18 mortos e mais de 4.800 feridos; e os Estados Unidos contabilizam 13 baixas e 200 feridos.  No Líbano, o número de mortos chega a 1.039 pessoas e 2.583 estão feridas.