Terça-feira, 9 de junho de 2026
APOIE
Menu

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã realizou um ataque militar retaliatório contra posições estratégicas dos Estados Unidos nesta quinta-feira (28/05). A operação foi uma resposta direta ao bombardeio das forças norte-americanas contra o território iraniano, em nova escalada do conflito que acontece em meio às negociações de cessar-fogo.

Em comunicado oficial, o IRGC afirmou que a operação teve como alvo uma base aérea dos Estados Unidos, identificada como ponto de origem do ataque anterior de Washington à cidade portuária iraniana de Bandar Abbas, próxima ao Estreito de Ormuz.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Siga!
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize!

“Esta resposta constitui um aviso sério ao inimigo: nenhum ato de agressão ficará impune, e se for repetido, nossa resposta será ainda mais contundente”, alerta o comunicado, sem maiores detalhes táticos sobre a operação.

Segundo a emissora estatal iraniana IRIB, uma base norte-americana no Kuwait “serviu como fonte do ataque”. O exército do Kuwait confirmou que suas defesas aéreas estavam interceptando mísseis e drones, pouco antes das 6h da manhã na Cidade do Kuwait.

Mais lidas

A ação militar iraniana representa a primeira resposta armada direta de Teerã contra as forças dos Estados Unidos desde o início da trégua entre as duas nações, em meio às negociações diplomáticas para alcançar um acordo de paz.

Ataques

Na madrugada desta quinta-feira (28/05), por volta da 1h30 da manhã (horário local), três explosões foram ouvidas no leste da cidade de Bandar Abbas, no sul do Irã.

A agência de notícias IRIB afirmou que nenhum sinal das explosões foi observado, enquanto a origem e a localização exata dos sons não haviam sido determinadas e as investigações continuavam. Os sistemas de defesa aérea do Bandar Abbas foram imediatamente ativados para lidar com possíveis ataques.

Irã responde com ataque militar à agressão dos EUA: ‘nenhum ato ficará impune’
Agência Tasnim

Um funcionário dos Estados Unidos, sob condição de anonimato, afirmou à agência britânica Reuters, que o Exército norte-americano realizou novos ataques em um ponto no Estreito de Ormuz. Sem mencionar a violação do cessar-fogo por Washington, o oficial justificou a agressão argumentando que o ponto atacado representava uma ameaça às forças e à navegação dos Estados Unidos na área.

Esta é a segunda vez que os Estados Unidos violam o cessar-fogo com o Irã nas últimas 72 horas, após os ataques a Bandar Abbas na manhã de terça-feira (26/05). O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) confirmou que está conduzindo uma série de ofensivas no sul do Irã, descrevendo as agressões como “ataques de autodefesa”. Em paralelo, a ofensiva israelense no sul do Líbano continua.

Trump

Nesta quarta-feira (27/05), o presidente norte-americano Donald Trump declarou não estar satisfeito com a direção das negociações indiretas com o Irã. Ele alertou que, se as partes não chegarem a um acordo, os Estados Unidos “vão concluir o trabalho”.

“O Irã é muito determinado. Eles estão muito interessados em chegar a um acordo, mas até agora não conseguiram. Não estamos satisfeitos, mas estaremos. Ou então, teremos que terminar o trabalho”, disse Trump. Autoridades iranianas enfatizaram que a questão nuclear e outras linhas vermelhas, como Ormuz, não estão em negociação.