Segunda-feira, 8 de junho de 2026
APOIE
Menu

O Irã anunciou a suspensão das negociações com os Estados Unidos frente à escalada da ofensiva israelense no sul de Beirute, nesta segunda-feira (01/06). Segundo a agência de notícias Tasnim, a retomada de qualquer diálogo a partir de agora está condicionada ao encerramento das operações militares israelenses no Líbano e na Faixa de Gaza.

De acordo com agência iraniana, “dado o prolongamento dos ataques do regime israelense no Líbano, e considerando que o Líbano era uma das pré-condições para um cessar-fogo — agora violado em todas as frentes, incluindo o Líbano — a equipe de negociação iraniana está suspendendo as negociações e as trocas de comunicações [com Washington] por meio de mediadores”.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

Segundo a agência, as negociações serão retomadas somente após a “interrupção imediata” das operações militares israelenses em Gaza e no Líbano, além da retirada completa das tropas israelenses do território libanês. “Até que a posição do Irã e das frentes de resistência sobre essas questões seja satisfeita, não haverá negociações”, diz Teerã.

A agência informa, ainda, que o Irã e sua frente de resistência pretendem intensificar a pressão sobre rotas estratégicas de petróleo, incluindo o “fechamento completo do Estreito de Ormuz e a ativação de outras frentes”, entre elas, a do Estreito de Bab el-Mandeb, na extremidade sul do Mar Vermelho, local de ataques retaliatórios anteriores dos houthis.

Mais lidas

Irã suspende negociações com EUA até que Israel cesse ataques contra Líbano e Gaza
Mostafa Tehrani / Tasnim

Escalada

Nesta manhã, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, alertou que o acordo alcançado entre Teerã e Washington possui caráter abrangente e vinculante para toda a região. A mensagem foi divulgada após o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciar a escalada de ataques contra Beirute.

“O cessar-fogo entre o Irã e os Estados Unidos é considerado, sem qualquer ambiguidade, um cessar-fogo abrangente em todas as frentes, incluindo o Líbano. Qualquer violação desse cessar-fogo em uma das frentes constitui uma violação em todas as frentes. Os Estados Unidos e Israel assumem a responsabilidade pelas consequências de qualquer violação do armistício”, escreveu Araghchi nas redes sociais.