Países do Golfo condenam Irã por 'violar soberania' do Kuwait após ataque
Teerã bombardeou base norte-americana localizada no país nesta manhã (28); chancelaria kwaitiana diz que escalada 'mina esforços diplomáticos' na região
Os países do Golfo condenaram os ataques iranianos contra uma base norte-americana localizada no Kuwait nesta quinta-feira (28/05), classificando a ofensiva como uma “escalada perigosa” e uma violação da soberania do país.
Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita se manifestaram em postagens separadas nas redes sociais. Os países ressaltaram “flagrante violação” e expressaram “total solidariedade” e “apoio a todas as medidas” do Kuwait para preservar sua soberania, segurança e estabilidade.
A agressão com mísseis e drones ocorreu, segundo Teerã, em retaliação à ofensiva norte-americana contra uma base iraniana de drones na cidade de Bandar Abbas, no sul do Irã.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Kuwait disse que os ataques representam “uma flagrante violação da soberania e segurança” do país, exigindo que o Irã interrompa imediatamente suas ações militares.
“A escalada ocorre no momento em que esforços sinceros estão sendo feitos por vários países irmãos e amigos para reduzir tensões e poupar a região de uma escalada maior”, afirma o texto, acrescentando que a ofensiva “mina os esforços diplomáticos voltados para preservar a segurança e a estabilidade regionais”.

Países do Golfo condenam Irã de ‘violar soberania’ do Kuwait após ataque
Agência Tasnim
‘Boa vizinhança’
O Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), composto por Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait e Omã também condenou as operações iranianas.
O secretário-geral do bloco, Jasem Mohamed Al-Budaiwi, disse que “a continuação desses ataques traiçoeiros” representa “uma flagrante violação dos princípios do direito internacional, da Carta das Nações Unidas e dos princípios de boa vizinhança”.
























