2º voo da FAB com brasileiros resgatados do Líbano chega em São Paulo
Aeronave resgatou 227 pessoas, sendo 49 crianças, de país alvo de bombardeios israelenses
O segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com mais de 200 pessoas repatriadas do Líbano pousou na manhã desta terça-feira (08/10) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
A aeronave KC-30 decolou de Beirute, capital libanesa, com 227 brasileiros, sendo 49 crianças, e também três animais de estimação. O avião fez uma parada em Lisboa, Portugal, para reabastecimento de combustível.
Segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, a aeronave deste segundo voo de repatriação também levou ao Líbano doação humanitária de insumos médico-hospitalares solicitados pelas autoridades do país, alvo de bombardeios e ataques terrestres de Israel.

Bluesky/Lula
Presidente Lula recebendo repatriados do Líbano, no último domingo (06/10)
O primeiro voo de repatriação pousou em Guarulhos no último domingo (06/10), com 229 pessoas, que foram recebidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, o número de resgatados na Operação Raízes do Cedro em meio à ofensiva israelense no Líbano chega a 456.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o governo brasileiro tem a expectativa de repatriar cerca de 500 pessoas por semana. Também devem ser transportados outros bens emergenciais para doação nestes futuros voos, como ocorreu no mais recente.
No Líbano, a comunidade brasileira chega a 20 mil. Desse total, cerca de 3 mil manifestaram interesse em retornar ao Brasil, de acordo com o Itamaraty, que “segue em contato com os brasileiros e seus familiares próximos que desejam sair do Líbano, para a organização de novo voo, a depender das condições de segurança no terreno”.
(*) Com Ansa