Atualizada em 05.out., às 14h.
A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelo primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano decolou de Beirute, capital libanesa, com 229 passageiros a bordo neste sábado (05/10).
Após escala em Lisboa, o avião, que retorna também com 10 crianças de colo e três animais domésticos, deverá pousar no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã de domingo (06/10).
O grupo, convocado pela área consular do Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, viajam a bordo da aeronave KC-30 em operação conjunta dos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, batizada de “Raízes do Cedro”. O avião partiu de Lisboa, em Portugal, no início da manhã.
A expectativa da primeira fase da Operação Raízes de Cedro é repatriar 220 brasileiros que estão no Líbano. O objetivo da operação é trazer ao país até 500 pessoas por semana. O segundo voo está previsto para o decorrer da próxima semana, a depender das condições de segurança no território, alvo de ataques por parte de Israel.
Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) contabiliza cerca de 3 mil brasileiros que desejam deixar o país, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel.
A repatriação estava prevista para esta sexta-feira (04/10), mas foi adiada para análise das condições de segurança. Na noite de quinta (03/10), os bombardeios israelenses em direção ao Líbano foram intensificados. Até mesmo áreas próximas do aeroporto de Beirute chegaram a ser atingidas.
Veja mais | Direto de Beirute: brasileira relata nova realidade e medo de que ‘qualquer coisa exploda na rua’
Segundo uma nota divulgada pelo governo federal, os passageiros incluídos no voo estão recebendo as orientações para embarque no aeroporto da capital libanesa.
“O governo brasileiro reitera o alerta para que sigam as orientações de segurança da embaixada em Beirute e das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tanto, procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação para voos da companhia libanesa Middle East Airlines”, diz a nota, assinada pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, além da FAB.
(*) Com Agência Brasil e Brasil de Fato.