Terça-feira, 10 de junho de 2025
APOIE
Menu

A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) manifestou nesta quinta-feira (26/12) “preocupação” com danos “contínuos” provocados pelos militares de Israel no sul do território libanês.

As ofensivas de Israel continuam apesar do cessar-fogo do Exército israelense com o grupo xiita Hezbollah iniciado em 27 de novembro.

Com base no acordo, as forças de manutenção da paz da Unifil e o Exército libanês ficarão responsáveis pela segurança no sul do Líbano, perto da fronteira israelense.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Por sua vez, as tropas das Forças de Defesa de Israel devem retirar-se no prazo de 60 dias, ou seja, até o fim de janeiro.

No entanto, a Unifil, afirmou em comunicado que está “preocupada” com a “contínua destruição de áreas residenciais, terrenos agrícolas e redes rodoviárias no sul do Líbano pelo Exército israelense”.

Segundo a força de paz da ONU, as ações de Israel violam a resolução 1701, adotada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 2006 para encerrar a guerra entre Israel e Hezbollah.

A Unifil também reiterou o pedido por uma retirada “tempestiva” das tropas de Tel Aviv e pela “implementação plena da resolução 1701”.

A NNA, agência de notícias oficial do Líbano, reportou nesta quinta-feira operações “extensas” das forças israelenses no sul do país e na quarta (25/12) disse que aviões atingiram a região oriental de Baalbek, longe da fronteira.

soldado israelense carregando míssil
Reprodução / @idfonline
Soldado israelense carrega míssil em 6 de dezembro de 2024