A Federação Francesa de Atletismo anunciou nesta quarta-feira (14/08) a suspensão por tempo indeterminado do atleta Muhammad Abdallah Kounta, corredor especializado na prova de 400 metros rasos.
Em comunicado, a entidade esportiva informou que a punição se deve ao fato de que o esportista muçulmano teria publicado comentários em suas redes sociais que supostamente “incitavam o ódio” contra Israel.
Entre essas publicações estavam algumas mensagens nas quais Kounta repudiava diferentes ações realizadas pelo exército israelense na Faixa de Gaza, que resultaram na morte de milhares de pessoas. Em uma dessas postagens, o atleta teria se referido aos militares israelenses como “assassinos de bebês”.
Segundo a ministra dos Esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, as mensagens de Kounta são “tão chocantes quanto inaceitáveis”.
Após a punição, o corredor publicou um novo comentário em suas redes, pedindo desculpas pelas declarações que fez no passado e alegando que “as pessoas se divertiram vasculhando meus tuítes e tirando alguns de meus comentários do contexto, dando-me uma reputação antibranco, antifrancês e antissemita”.
“Sou contra genocídios e qualquer forma de racismo ou injustiça, e acho que não preciso mostrar o quanto amo meu país”, completou Kounta, cujos perfis nas redes sociais o descrevem como “francês e muçulmano orgulhoso”.
Nas Olimpíadas de Paris 2024, Kounta disputou as provas de revezamentos 4×400 metros masculino e misto, mas em ambas as disputas a França não conquistou medalhas.