Quinta-feira, 12 de junho de 2025
APOIE
Menu

Segundo o portal Axios, em reportagem publicada nesta sexta-feira (03/01), o Departamento de Estado norte-americano teria “notificado informalmente” o Congresso desse país sobre uma proposta de um novo pacote de armas para Israel, no valor de US$ 8 bilhões.

Se acordo com a matéria, o projeto incluirá munições para caças e helicópteros de ataque, além de diferentes tipos de projéteis de artilharia.

Esse seria o último pacote de ajuda militar enviado pelo governo Biden antes de entregar o cargo a Donald Trump, cujo novo mandato deverá ter início no próximo dia 20 de janeiro.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Contudo, não seria o primeiro. Em agosto, os Estados Unidos aprovaram a venda de US$ de 20 bilhões em jatos de combate e outros equipamentos militares que reforçaram o poderio bélico de Tel Aviv em meio ao massacre que o exército desse país promove na Faixa de Gaza desde outubro de 2023, e que já causou a morte de mais de 45 mil civis palestinos.

Gabinete do primeiro-ministro de Israel
Proposta de novo pacote de ajuda militar a Israel surge em meio a negociações por cessar-fogo em Gaza

O projeto precisará da aprovação dos comitês de relações exteriores da Câmara dos Deputados e do Senado para poder se oficialmente enviado a Tel Aviv.

A notícia também acontece em meio ao início de uma nova rodada de negociações, com reuniões realizadas em Doha, capital do Catar, visando um acordo de cessar-fogo permanente que possa levar ao fim dos ataques israelenses a Gaza.

Os Estados Unidos são parte do grupo de países mediadores do diálogo, que também conta com representantes do Egito e do anfitrião Catar.

 

Com informações da Axios.