Colômbia sedia festival musical em solidariedade à Palestina e denúncia do genocídio
Presidência colombiana destacou evento como ‘mensagem enviada ao mundo’ sobre defesa da Palestina
O governo do presidente colombiano Gustavo Petro organizou nesta sexta-feira (05/07) um festival de música para promover a solidariedade palestina e denunciar o genocídio israelense promovido na Faixa de Gaza.
A iniciativa, denominada ‘Concierto de La Esperanza’, foi realizada por meio do Sistema de Mídia Pública RTVC e reuniu artistas de toda a América Latina em shows gratuitos na Plaza de Bolívar, em Bogotá.
“Apesar das chuvas, centenas de entusiastas não perderam o início do Concierto de La Esperanza’ em solidariedade à Palestina. Desde a madrugada, a Plaza de Bolívar encheu-se de seguidores da música latino-americana ”, destacou o RTVC sobre a edição deste ano do festival.

Campanha ‘Free Palestina’
O RTVC destaca que “através da música e da arte, organizadores e artistas procuram aumentar a consciência sobre os direitos humanos e promover a paz mundial”.
Além de receber diversos artistas, o palco do festival recebeu Raouf Almalki, embaixador da Palestina na Colômbia.
Com a bandeira palestina cobrindo a Praça de Bolívar, e garantindo que “a solidariedade é a ternura do povo”, Almalki leu um agradecimento especial do povo palestino pelo apoio prestado pela Colômbia em meio ao genocídio perpetrado por Israel.

Gustavo Petro/Twitter
Além de receber diversos artistas, o palco do festival recebeu Raouf Almalki, embaixador da Palestina na Colômbia
Por sua vez, a Presidência colombiana escreveu por meio das redes sociais que “a partir do Concierto de La Esperanza” uma mensagem em denúncia ao genocídio é enviada ao mundo.
Este es el concierto de la esperanza y contra el genocidio en Palestina. pic.twitter.com/Z3rwpkzmtP
— Gustavo Petro (@petrogustavo) July 6, 2024
“A música nos une para expressar a nossa solidariedade com o povo palestino. Juntos, cantamos para defender a vida e caminhar em direção à paz. Que as nossas vozes ressoem e o nosso compromisso inspire todos a lutar por um futuro sem violência”, completou.
(*) Com RTVC Sistema de Medios Públicos