Segunda-feira, 9 de junho de 2025
APOIE
Menu

Diversas cidades do mundo foram palco de protestos organizados neste sábado (17/05) por comunidades árabes e organizações pelos direitos humanos que se manifestaram em função do chamado Dia da Nakba, que celebra um novo aniversário do início do processo de expulsão dos palestinos de suas terras, em 1948.

Na Europa, uma das principais marchas pró-Palestina ocorreu em Londres, com a presença de mais de 10 mil pessoas, segundo o jornal The Independent.

Em Berlim, apesar da tentativa de criminalização dos protestos por parte das autoridades locais, mais de 2 mil pessoas foram às ruas com bandeiras e cartazes em favor da causa palestina.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Ainda assim, o protesto terminou com forte repressão policial e mais de 50 manifestantes presos.

Também foram registrados protestos pelo Dia da Nakba na França, Irlanda, Escócia, Espanha, Catalunha, Itália, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Protesto em São Paulo

No Brasil, haverá protestos em função do Dia da Nakba na cidade de São Paulo, neste sábado, a partir das 15h.

Protestos na Nova Zelândia a favor da Palestina e pelo Dia da Nakba
Partido Verde da Nova Zelândia

A concentração para a marcha será em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista.

O evento consistirá em uma caminhada até a Praça Roosevelt, onde será realizado um ato final em homenagem ao povo palestino.

Contexto histórico

Há 77 anos, a partir de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que autorizou a criação do Estado de Israel, milhões de pessoas residentes na então colônia britânica da Palestina foram expulsas de suas terras através de operações militares.

Muitas dessas famílias foram empurradas para os territórios que hoje configuram a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, outras acabaram imigrando para a Europa ou para outros países árabes.

O episódio moldou a identidade nacional palestina e o sentido de resistência da população que ainda se mantém nos territórios palestinos que Israel ainda não conquistou completamente.

Vale lembrar que a palavra “nakba”, em idioma árabe, significa “catástrofe”.

 

Com informações do The Independent e Times of India.